Efetivo atua sob o lema ‘Proteger e Orientar’

Publicado em 22 de julho de 2020

GCM de Itararé (SP) completa 18 anos de existência

Sob o lema ‘Proteger e Orientar, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Itararé (SP) completa, nesta quarta-feira (22), 18 anos de existência.

Fundada em 04 de Abril de 2000, a GCM foi efetivamente implantada em 22 de Julho de 2002. Na época, o efetivo contava com 33 guardas, sendo 27 homens e seis mulheres, atuantes sob o comando do Tenente PM da Reserva, Édson Mendes de Oliveira, e, como sub comandante, o 3° Sargento PM da Reserva, Valdir Ribeiro da Silva.

Conforme o atual comandante, Jocimar Ribas, embora a pandemia não possibilite um evento em comemoração, a data é um momento festivo. “Parabenizo todos os componentes pelo brilhante trabalho desenvolvido à comunidade nestes 18 anos. Nesta data especial destaco os GCM’s Gonçalves, Amarildo, Ribas, Wagner, Barros, Perucio, Sulviki, Lilian, Carlos, Alex, Luiz, Marcia, Henrique, Mauro, Cristiano, Gatti e Oliveira, que são os remanescentes dos 33 precursores da corporação”, detalha.

“Hoje, a Guarda conta com um efetivo que desenvolve as atividades nos diversos setores do município, seja fazendo o papel de zelar pelos bens, serviços e instalações municipais, como também auxiliando a população na área social e combate a criminalidade”, destaca Jocimar.

Para o prefeito, Heliton do Valle, é uma grande honra contar com profissionais tão competentes e empenhados em proteger a população. “Nossa Guarda Municipal é, hoje, exemplo e destaque em nossa região. É uma grande alegria, como chefe do Executivo, colaborar com o desenvolvimento desse excelente trabalho”, enfatiza.

Conquistas – A GCM de Itararé está sempre em evolução. Desde o início da gestão Heliton do Valle, foram conquistadas duas viaturas, modelos Ônix e Duster, 10 pistolas semi automáticas, 54 pistolas .40 doadas pela Polícia Rodoviária Federal, novos uniforme e coletes balísticas. Além disso, foram construídos um estande de tiro, o Canil Municipal, e reformado o Centro de Operações e Inteligência (COI).