Ação foi realizada graças ao trabalho dos profissionais do COI

Publicado em 18 de outubro de 2018

GCM de Itararé (SP) captura procurado pela Justiça

Desde a instalação do COI, o índice de criminalidade diminui na cidade

O trabalho minucioso e atento de monitoramento da equipe do Centro de Operações e Inteligência (COI) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Itararé (SP) resultou na captura de um homem que era procurado pela Justiça.

A ação aconteceu na última terça-feira (16), quando os profissionais visualizaram o rapaz transitando pela rua Itararé, área central da cidade.

Segundo o comandante da GCM, Jocimar Ribas, após os guardas reconhecê-lo pelos vídeos, uma viatura foi acionada a comparecer no local para realizar a abordagem. Constatado o fato, o homem foi apresentando ao Plantão Policial, sendo cumprido o mandado de prisão.

COI – Criada em 2014, com a instalação de 34 câmeras em pontos diversos da cidade, a sala de monitoramento era pequena e contava apenas com dois monitores. Há mais de um ano, após assumir a gestão, o prefeito, Heliton do Valle, deu início a uma séries de reformas e adequações no local. A ação resultou em uma sala duas vezes maior, com seis monitores, ar condicionado, manutenção 24h à disposição e substituição de câmeras com problemas por outras em HD. Um investimento no total de R$ 50 mil. Com a mudança, o local passou a ser um Centro de Operações e Inteligência (COI).

Conforme Jocimar, além de proporcionar mais segurança aos munícipes, o COI coibi pessoas de má fé. Desde a sua instalação, o índice de criminalidade diminui na cidade. “Sempre flagramos ações de marginais e, várias vezes, realizamos flagrantes”, detalha.

Atualmente, oito GCMs operam o local, que aguarda, em licitação, mais câmeras e equipamentos para a implantação em novos pontos.