Publicado em 7 de dezembro de 2017

Escolas municipais de Itararé (SP) recolhem mais de três mil quilos de recicláveis

Material será encaminhado a cooperativa Nova Esperança

Coleta Seletiva tinha por meta o recolhimento de recicláveis, transformando as escolas em ecopontos

Com incentivo da Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, a Rede Municipal de Ensino recolheu 3.090 quilos de materiais recicláveis. O material será encaminhado a cooperativa Nova Esperança.

A reunião para análise estatística foi realizada na última quinta-feira (30) e contou com a presença do secretário municipal de Administração, Jerônimo de Almeida; o assistente técnico pedagógico (ATP) de Ciências, César Augusto Rodrigues e representantes da cooperativa.

O projeto, denominado ‘Coleta Seletiva’, teve início no segundo semestre deste ano com o objetivo de despertar nos alunos a consciência ecológica, valorizando o meio ambiente e as técnicas de sustentabilidade, bem como o uso dos recursos naturais.

Conforme o secretário, a ‘Coleta Seletiva’ tinha por meta o recolhimento de recicláveis, transformando as escolas em ecopontos. “Deu certo.  Em 2018 o projeto sofrerá uma intensificação em sua estrutura, aperfeiçoando a logística de coleta, melhorias estratégicas no barracão, aumento na geração de renda dos cooperados e fortalecimento pedagógico nas unidades escolares”, expõe.

Segundo ele, a implementação ou o aperfeiçoamento desse tipo de atividade na escola, enfatiza que esses materiais serão destinados a cooperativa do município, ampliando o tempo de vida útil do aterro sanitário e, ainda, gerando mais renda aos novos cooperados. “Os resíduos não recicláveis podem e devem ser armazenados para serem recolhidos pelos caminhões da Prefeitura”, enfatiza Jerônimo.

Segundo o assistente a valorização das ações para com a iniciativa, contempla os alunos destaques com uma viagem de caráter cultural.

Para o prefeito, Heliton do Valle, a ação contribuiu favoravelmente à limpeza do município. “Todos os envolvidos estão de parabéns. Estamos trabalhando para em 2018 expandir a coleta a todos os bairros, com o auxílio de nossas crianças que, com seu poder persuasão, fazem o adulto mudar seus costumes”, finaliza.

Reunião para análise estatística contou com a presença do secretário municipal de Administração, Jerônimo de Almeida; o assistente técnico pedagógico (ATP) de Ciências, César Augusto Rodrigues e representantes da cooperativa