Publicado em 16 de janeiro de 2014

Escola da Rede Municipal de Ensino foi selecionada para o ‘Mais Cultura nas Escolas’

E.M. Profª Maria Jesus Klocker Camargo está entre as primeiras escolhidas para integrar um dos maiores programas culturais no mundo

Banner para site

A Comissão Interministerial de Avaliação do Programa ‘Mais Cultura nas Escolas’ já fez a primeira seleção de projetos de Plano de Atividades Culturais que serão desenvolvidos nas escolas públicas do ensino fundamental e médio em todo o país. E um deles é de Itararé, da Escola Municipal Professora Maria Jesus Klocler Camargo, na Vila Novo Horizonte.

De acordo com levantamento feito pelos ministérios da Cultura, da Educação e do Desenvolvimento Social, tendo como base as escolas habilitadas para participarem do Mais Cultura nas Escolas, 67% das 14,3 mil escolas habilitadas para participar do Programa – criado por meio de parceria entre os ministérios da Cultura e da Educação – têm a maioria de seus alunos beneficiados pelo Programa Bolsa Família.

“O Programa Mais Cultura nas Escolas será um projeto inclusivo e, tendo em vista a necessidade de ampliar o acesso à cultura, de modo especial entre as camadas mais pobres da população, o processo de seleção priorizou a avaliação dos Planos de Atividade oriundos dessas escolas”, informa a secretária substituta de Políticas Culturais e diretora de Educação e Comunicação para a Cultura do MinC, Juana Nunes.

“Esse Programa é uma oportunidade ímpar para a descentralização dos equipamentos culturais clássicos e para a formação de novos agentes culturais de origens cada vez mais diversas”, disse o coordenador de Cultura de Itararé, Murilo Cleto.

A diretora da escola itarareense e responsável pelo encaminhamento do projeto, professora Ana Maria Ribas esclarece que o seu principal objetivo é integrar escola e comunidade através de aulas práticas e sócio-históricas da capoeira para a exploração das raízes culturais do Brasil.

O projeto selecionado receberá entre R$ 20 mil e R$ 22 mil do Programa Dinheiro Direto na Escola do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O recurso deverá ser investido na contratação de serviços culturais relacionados às atividades artísticas e pedagógicas.

O investimento, na primeira etapa do ‘Mais Cultura nas Escolas’, será de R$ 100 milhões e as atividades que forem selecionadas acontecerão nas escolas habilitadas para participar durante o ano de 2014. O Programa prevê o desenvolvimento das atividades – que poderão acontecer dentro ou fora da escola – durante o ano letivo, por no mínimo 6 meses.

O Programa pretende potencializar processos de ensino e aprendizado por meio da democratização do acesso à cultura e da integração de práticas criativas e da diversidade cultural brasileira à educação integral.

Até março, mais duas seletivas serão divulgadas com os proponentes agraciados. Itararé tem mais quatro escolas que podem integrar o Programa.

Assessoria de Imprensa da P.M.I