O prefeito esteve junto com o presidente do Convênio, Omar Chain, na capital paulista nesta sexta (25)

Publicado em 25 de junho de 2021

Em São Paulo (SP), prefeito de Itararé (SP) despacha demandas do Condersul com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional

O encontro reuniu prefeitos dos 16 municípios membros do Condersul

O prefeito de Itararé (SP) e vice-presidente do Consórcio de Desenvolvimento das Regiões Sul e Sudoeste do Estado de São Paulo (Condersul), Heliton do Valle, esteve nesta sexta-feira (25), junto ao presidente do Consórcio e prefeito de Buri (SP), Omar Chain e demais prefeitos membros, despachando as demandas da região presencialmente com o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi.

Dentre os assuntos tratados, foi solicitada a construção de um acesso ao hospital regional Dr. Adib Domingos Janete, em Sorocaba (SP). Atualmente, os automóveis que vão das cidades da região levar pacientes ao hospital precisam andar quase dois quilômetros a mais para chegar ao acesso que existe, para então retornar e entrar no local.

Outra demanda apresentada é o pedido de duplicação da rodovia Francisco Alves Negrão, a SP-258, nos municípios de Buri (SP), Itararé (SP) e Itapeva (SP).

Ainda no encontro, foram solicitadas melhorias na agência da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que hoje ainda apresenta muita demora nos licenciamentos ambientais e carência de estrutura. Junto à isso, também foi entregue o pedido de iniciativas de incentivo ao setor de mineração e pagamento por serviços ambientais realizados na região.

Por fim, os representantes trataram ainda de pedir a revogação da Lei Nº 2.090, de 27 de agosto de 1979, que proíbe a instalação de fábrica de celulose na região. Uma vez revogada, a região ganha maiores possibilidades de desenvolvimento e crescimento econômico, pois tais fábricas apresentam baixos custos operacionais e de produção, sem deixar de lado todas as questões ambientais como a preservação do patrimônio verde e sustentabilidade comprovada.

Para o prefeito, a união de forças do convênio é primordial para o desenvolvimento da região. “Como vice-presidente do Condersul, seguimos articulando as demandas regionais junto aos representantes do Estado. Ao lado do presidente, Omar Chain e demais prefeitos membros, podemos garantir melhorias para todo o Sul e Sudoeste Paulista”, detalha.

Condersul – O Consórcio de Desenvolvimento das Regiões Sul e Sudoeste do Estado de São Paulo (Condersul) é composto atualmente por 18 representantes, contando com diretoria, conselho fiscal e membros. A diretoria é composta pelo presidente e prefeito de Buri (SP), Omar Chain e o vice-presidente e prefeito de Itararé (SP), Heliton do Valle.

Estão representados no convênio, os municípios: Buri (SP), Itararé (SP), Taquarivaí (SP), Ribeirão Grande (SP), Riversul (SP), Guapiara (SP), Apiaí (SP), Itapeva (SP), Capão Bonito (SP), Ribeirão Branco (SP), Itaóca (SP), Ribeira (SP), Itapirapuã Paulista (SP), Barra do Chapéu (SP), Bom Sucesso de Itararé (SP) e Monte Alegre (SP).