Munícipes foram encaminhados à Casa de Passagem

Publicado em 30 de junho de 2021

Em razão do frio extremo, Prefeitura de Itararé (SP) promove ação de acolhimento a pessoas em situação de rua

A ação contou com a Aparticipação das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Serviços, junto da Guarda Civil Municipal (GCM)

O inverno chegou e, em Itararé (SP), os termômetros já registram temperaturas abaixo de 0º. Visando, então, garantir a saúde e o conforto dos munícipes em situação de rua, a Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Serviços, junto da Guarda Civil Municipal (GCM), realizou uma ação de acolhimento.

Conforme a secretária da Pasta, Luciana Perucio, os munícipes que possuem casa foram encaminhados às suas residências. “Os demais, foram convidados a ficar na Casa de Passagem. Das pessoas abordadas, duas recusaram a oferta. Estas receberam colchões e cobertores para que possam ter um pouco mais de conforto”, explica ela.

Para o prefeito, Heliton do Valle, ações como essa são mais do que fundamentais. “O bem-estar e a dignidade desses munícipes sempre serão prioridade. É nosso dever, como poder público, disponibilizar auxílio a quem mais precisa, sem constranger ou obrigar essas pessoas a uma situação desconfortável”, enfatiza.

Saiba mais – O Serviço de Abordagem Social tem como principal objetivo assegurar atendimento, apoio, orientação e acompanhamento a famílias ou indivíduos em situação de ameaça e violação de direitos, em especial às pessoas em situação de rua.

As abordagens ocorrem de forma contínua pelos profissionais da Assistência Social, com maior frequência no período diurno, e também durante a noite, principalmente, durante os períodos mais frios do ano.

Casa de Passagem – Em Itararé, a Casa de Passagem recebe os usuários do serviço a qualquer hora do dia ou da noite. No local, são ofertados acolhimento digno e respeitoso, com equipe profissional de cuidadores, assistente social e psicólogo, além de alimentação, higiene pessoal, orientação, encaminhamentos a rede socioassistencial e setorial.

Como ajudar – A população pode colaborar na doação de cobertores ao Fundo Social de Solidariedade, os quais serão destinados tanto aos acolhidos da Casa de Passagem, como aos que se encontram em situação de rua durante as abordagens.

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (15) 3532-4363 e (15) 3532-2271.