Estudantes da Rede Municipal de Ensino desenvolveram redações, poemas ou poesias sobre o tema

Publicado em 30 de novembro de 2021

Em comemoração ao Dia dos Rios, Educação de Itararé (SP) promove concurso cultural

A ação teve como principal objetivo reforçar a importância dos corpos hídricos e a necessidade de preservá-los

Visando incentivar a preservação ambiental e aumentar o conhecimento da população sobre a importância das águas, a Secretaria de Educação de Itararé (SP) realizou uma série de atividades em alusão ao Dia dos Rios, comemorado em 24 de novembro.

De acordo com a assessora técnico-pedagógica Vanessa Borges Cia, a ação ‘Preservai nascentes e rios! Água não se fabrica’ teve como principal objetivo reforçar a importância dos corpos hídricos e a necessidade de preservá-los. “Para isso, foi proposto que os estudantes realizassem diversas atividades alusivas ao tema e que desafiassem seus familiares e amigos a cuidar do nosso planeta também”, detalha.

Para a secretária da Pasta, Andreia Almeida, a participação conjunta de alunos, equipe e comunidade escolar é fundamental. “A base de tudo está na sociedade, que precisa resgatar o conceito de preservação, colocando-a novamente em seu lugar de destaque. Assim, a interação dos educandos com familiares, parentes e amigos se torna indispensável para o processo de conscientização ambiental, adquirindo hábitos que venham a tornar o meio ambiente equilibrado e saudável para todos”, enfatiza.

A Escola Juscelino também foi premiada com uma trilha ecológica

Concurso Cultural – Conforme Vanessa, todos os estudantes participaram das atividades sobre o tema, porém, aos 9º anos do Ensino Fundamental, foi proposto um Concurso Cultural.

Segundo ela, os estudantes poderiam produzir redações, poemas ou poesias sobre os rios. “Ao final, o professor e o coordenador da escola deveriam selecionar os três melhores trabalhos e enviá-los à Secretaria para avaliação da Comissão Julgadora, constituída por três membros com conhecimento na área de Língua Portuguesa, Arte e Educação Ambiental”, explica Vanessa.

Premiação – Os três melhores colocados de cada escola receberam uma medalha e um kit de brindes. A turma com melhor desempenho conjunto nas atividades, por sua vez, foi premiada com uma trilha ecológica.

Ganhadores

2º lugar – Ana Vitória
3º lugar – Ana Vitoria Vesma
Professora orientadora – Silvana Silveira Leodoro

– Melhor portfólio/turma premiada – EM Presidente Juscelino K. de Oliveira.

Estudantes da EM Juracy Martins