Prefeitura de Itararé

Formação teve como tema principal a ‘BNCC na etapa da Educação Infantil’

Publicado em 11 de setembro de 2019


Educação de Itararé (SP) realiza 2º encontro do curso ‘Educação é a Base’ 

As assessoras técnicas pedagógicas da Educação Infantil, Samara Abrahão e Marlene Ribeiro

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, realizou, no dia 30 de agosto, o 2º encontro do curso ‘Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Educação é a Base’.

A formação teve como objetivo principal orientar os educadores em relação a etapa da Educação Infantil, compreendendo como ela está organizada na BNCC. 

A frente do evento, as assessoras técnicas pedagógicas da Educação Infantil, Samara Abrahão e Marlene Ribeiro, abordaram os temas Princípios norteadores, Marcos legais e Estrutura da BNCC na Educação Infantil; Concepções de criança, infância e currículo; Eixos norteadores; Organização dos grupos por faixa etária; Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento; Campos de Experiência; Objetivos de Aprendizagem e Aprendizagens esperadas para a transição da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. As assessoras ainda deram exemplo de colocar em prática as aprendizagens essenciais para essa etapa de ensino.

 De acordo com Samara, é importante que todos os professores, gestores e envolvidos na Educação, conheçam o que a BNCC trás como aprendizagens essenciais para cada etapa de ensino, iniciando com a primeira etapa da Educação Básica. “É na Educação Infantil que o processo educacional tem início, além de ser uma etapa imprescindível para o desenvolvimento do ser humano, pois o período da gestação aos seis anos de idade é o mais importante na organização das bases para as competências e habilidades que serão desenvolvidas ao longo da existência humana”, detalha. 

 Encontro foi direcionado aos professores e gestores da Rede Municipal de Ensino. Ao todo, 180 profissionais participaram. 

O próximo encontro acontecerá no dia 13 de setembro. 

 

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados