Publicado em 28 de junho de 2018

Educação de Itararé (SP) promove rodada de palestras sobre Educação Ambiental nas escolas municipais

Iniciativa tem por objetivo conscientizar estudantes a preservação

Alunos expressam o que aprender através de atividades lúdicas

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, com o apoio do assistente técnico pedagógico de Ciências, César Augusto Rodrigues está promovendo uma rodada de palestras sobre Educação Ambiental nas escolas municipais. A iniciativa tem por objetivo conscientizar os estudantes a preservação.

Aos anos iniciais e finais, são ministradas palestras sobre o uso racional da água e seu ciclo na natureza. “Focamos no conhecimento mais aprofundado e ações mais concretas sobre o uso da água”, explica César.

Estudantes do 6º ao 9º anos e ciclos III e IV realizam visitas a estação de tratamento de esgoto, a fim de reconhecer as etapas dos processos de tratamento. “Neste ponto, trabalhamos a preservação do meio ambiente e cuidados com a saúde pública”, detalha o assistente.

A todo o Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, é ofertada palestras sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade. No ato, são abordados assuntos sobre sustentabilidade, consumo, consumismo, reciclagem e coleta seletiva. “Trabalhamos com eles técnicas de Sustentabilidade e falamos sobre o Consumismo Desenfreado. Neste tema promovemos o uso do consumo com responsabilidade e ensinamos técnicas de sustentabilidade no cotidiano com relação aos recursos naturais”, conta o profissional.

Conforme a secretária municipal de Educação, Ana Maria F. S. Oliveira, as atividades são ações de Educação de caráter pedagógico e contemplam as diretivas do município VerdeAzul.