Publicado em 12 de fevereiro de 2014

Edição 2014 do SESC verão reforça a importância da prática diária de esportes e atividades de lazer

Programação do evento, que teve início dia 04 de janeiro, integra a Campanha Move Brasil

Falta de tempo. Este é o principal motivo alegado pelas pessoas para justificar a ausência da prática de atividades físicas em sua rotina diária. E é com o objetivo de contrapor este tipo de realidade que o projeto Sesc Verão 2014 traz o tema “Toda hora é hora. Esporte é agora!”, para nortear a sua programação. A ideia é propor um desafio para que as pessoas consigam encontrar algumas “brechas” durante o dia para praticar esportes e atividades físicas, seja para bem estar, para encontrar amigos ou por pura diversão.

A programação, que teve início no dia 4 de janeiro, e se estenderá até o final de fevereiro, ocupa todas as unidades do Sesc no Estado, além de espaços públicos espalhados pelas cidades. Dentre o amplo leque de atividades que estarão à disposição da população, destaque para as grandes instalações lúdicas e interativasbate-papos e encontros com atletas,vivências e demonstrações de modalidades esportivas, jogos e brincadeiras, além de exposições, espetáculos, aulas abertas e atividades recreativas que contribuem para uma reflexão das pessoas sobre o seu tempo de lazer, mais especificamente, ao tempo dedicado às práticas físico-esportivas de lazer.

Move Brasil  Como mais uma ação integrada à campanha nacional Move Brasil – cujo objetivo maior é contribuir para aumentar o número de pessoas, de todas as idades, praticando esportes e atividade física no Brasil, até 2016 – o conceito da programação do Sesc Verão 2014 terá uma atuação direta. Recente pesquisa encomendada pelo Sesc ao Instituto IPSOS identificou que a população brasileira ainda está longe de poder ser considerada ativa. Mais da metade do total dos entrevistados declarou não praticar esporte e atividades físicas atualmente, sendo a falta de tempo o principal motivo apontado por 47% dos entrevistados.

Para o diretor regional do Sesc, Danilo Santos de Miranda, “a melhor maneira de conferir o amplo significado da campanha Move Brasil é passar a vivenciar no seu dia-a-dia as atividades físicas e o esporte. Perceber as alterações benéficas que o movimento proporciona ao corpo traz também possibilidades de interação, seja com o ambiente, seja com outras pessoas, que desfrutam dos mesmos interesses”. Miranda acrescenta que “para o Sesc, esta ação se apresenta quase como uma extensão natural do trabalho que realizamos há mais de 60 anos. Desde a fundação e direcionado a todos os estratos sociais, o Sesc atua no sentido de ampliar o rol de experiências positivas de toda a sociedade.”

“Toda hora é hora. Esporte é agora!” – É importante salientar que o conceito do SESC Verão 2014 dá continuidade ao ciclo denominado “Esporte para Todos”, iniciado em 2012, e que em 2013 levantou reflexões sobre a apropriação de espaços de lazer para as práticas físico-esportivas. Neste ano, a questão do tempo – ou da falta dele – é o ponto central do projeto, que promete mostrar que é fundamental para a população encontrar esse tempo no dia-a-dia, para que possa se dedicar ao esporte e às atividades de lazer se quiser melhorar sua qualidade de vida.

De acordo com Maria Luiza de Souza Dias, Gerente de Desenvolvimento Físico-esportivo do Sesc SP, a programação do Sesc Verão 2014 “provoca o olhar das pessoas para que percebam as oportunidades de práticas físico-esportivas”. Ela acrescenta ainda que o objetivo é contribuir para tornar “o brasileiro mais ativo fisicamente, por meio de atividades diversificadas e garantindo o acesso ao lazer aos nossos frequentadores e à comunidade em geral”.

SESC Verão – Em sua 19ª edição, o SESC Verão é um projeto que desenvolve uma programação temática especial colocando-a em prática simultaneamente nos meses de janeiro e fevereiro, nas diversas unidades do Sesc na capital, litoral e interior. Reúne mais de dois milhões de pessoas e vem se consolidando como uma proposta cujo objetivo é conscientizar as pessoas sobre os benefícios das práticas esportivas e corporais, utilizando-se de estratégias que favoreçam a aquisição de conhecimentos, a fácil compreensão e assimilação de conceitos relacionados à cultura esportiva e corporal e ao lazer.

Programação Itararé:

Dia 23 de fevereiro, domingo, das 10h30 às 17h (Praça Francisco Alves Negrão – Praça São Pedro)

Espaço esportes e atividades acrobáticas

Espaço para vivências em esportes acrobáticos como trampolim, tumbl track e barra fixa e em equipamentos aéreos circenses como trapézio, lira e tecido.

Espaço esportes virtuais

Espaço destinado à jogos virtuais, com a particularidade de envolver movimentos e exercícios para que o jogo seja conduzido.

Espaço esportes diferenciados e tênis de mesa

Oportunidade de experimentar esportes diferentes como tchouckball, badminton e esportes em formatos reduzidos como vôlei, futebol e basquete. Além disso, terão mesas de tênis de mesa para prática livre.

Intervenções circenses – Com Circo Vox e Trampe Brasil.

Bate-papo e vivência com o atleta Viola, às 15h

Bate-papo descontraído com o irreverente ex-jogador, que carrega em seu currículo o título de Tetracampeão Mundial de Futebol, conquistado na Seleção Brasileira, em 1994.

Serviço:

SESC VERÃO 2014 – Toda hora é hora. Esporte é Agora!

De 4 de janeiro a 28 de fevereiro, em todas as unidades do Sesc São Paulo

Programação completa no portal: www.sescsp.org.br/sescverao

Mais informações:

Sesc Sorocaba