Ação envolve as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, de Agricultura e Pecuária e também produtores rurais

Publicado em 14 de maio de 2021

Do campo à mesa: Conheça o caminho percorrido pelos alimentos do PAA Estadual em Itararé (SP)

Em Itararé (SP), os produtos oriundos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Estadual já estão sendo entregues às famílias em situação de vulnerabilidade participantes da ação. No entanto, para que cada fruta, legume e verdura chegue à mesa da população, é necessário, antes, um exaustivo trabalho de preparação e logística.

Conforme explica o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Edilson José de Moraes, a Prefeitura cuida dos ‘bastidores’ do projeto durante o ano todo, por meio de uma força tarefa que envolve agrônomos, técnicos agrícolas, operários e equipe administrativa. “O trabalho é realizado junto aos produtores da Agricultura Familiar e funcionários da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável Estadual (CDRS) de Itapeva (SP), no apoio ao cultivo, acompanhamento no campo, retirada dos produtos nas propriedades, separação e armazenamento. Estão envolvidos nesse processo 12 trabalhadores diretos, dois caminhões e outros automóveis menores”, detalha.

“Toda semana, são recolhidos em torno de 6 mil kg de produtos, os quais são pesados, selecionados e embalados para, então, serem repassados para o pessoal da Secretaria de Desenvolvimento Municipal, que realiza um magnífico trabalho de atendimento aos munícipes”, acrescenta ele.

Para o prefeito, Heliton do Valle, através do trabalho conjunto, é possível alcançar muito mais. “Ao sair do campo, esse alimento passa por diversas mãos até, por fim, chegar à mesa daqueles que mais precisam. Isso é a prova prática de que uma equipe bem alinhada e disposta pode tornar nossa cidade cada vez melhor”, enfatiza.

PAA Estadual –  As cestas do PAA Estadual serão entregues quinzenalmente às famílias do Cadastro Único em situação de extrema pobreza. Neste primeiro trimestre, serão beneficiadas 450 famílias e, no próximo, mais 450, totalizando 900. Todos os produtos são adquiridos de produtores rurais locais, o que também incentiva o comércio local.