Prefeitura de Itararé

Publicado em 21 de maio de 2015


Dia do Desafio 2015

Entre 7h e 21h, quem quiser entrar no clima do desafio basta praticar qualquer esporte ou atividade física, individualmente ou em grupo, e registrar a participação na Coordenadoria de Esportes

O tradicional Dia do Desafio, iniciativa que tem a proposta de despertar o interesse das pessoas de todas as idades pela prática de esportes e atividades físicas por meio de uma competição saudável entre cidades, chega à sua 21ª edição no dia 27 de maio (quarta-feira).

Coordenado pelo SESC SP no continente americano desde 2000, o evento terá a participação de cerca de 3050 cidades, de 22 países, que se enfrentarão em diversas modalidades, numa competição amigável que visa conscientizar a sociedade sobre a importância da atividade física, além de fortalecer espírito comunitário e a integração social. Vale ressaltar que, em 2013, o Dia do Desafio passou a fazer parte da campanha MOVE Brasil, que tem o objetivo de aumentar o número de praticantes de esportes e atividade física no país até 2016.

O evento é aberto a toda a população e, aqui em Itararé, a Coordenadoria de Esportes promove uma série de atividades da 7h até às 21h30 do dia 27 de maio. A programação prevê caminhadas; passeios ciclísticos; jogos e brincadeiras; recreação para crianças, adultos e pessoas da terceira idade; demonstração e vivências de modalidades esportivas tradicionais, como futebol, vôlei, handebol e diversas outras atrações, além das ações feitas em empresas (como, por exemplo, a ginástica) e as atividades praticadas nas escolas e nas academias. Cada participação conta ponto para o resultado final das cidades.

Denis Galvão, coordenador de Esportes, afirma que “o Dia do Desafio busca incentivar, entre as comunidades envolvidas, a percepção da atividade física e do esporte colocados de forma educativa, em prol da melhoria da saúde e da qualidade de vida dos cidadãos. Por outro lado, busca-se também uma mobilização da sociedade para o cuidado e melhoria dos equipamentos destinados ao esporte, das áreas verdes, áreas de lazer e outros”.

Já Cristina Ghizzi, prefeita de Itararé, completa afirmando que “mostrar os benefícios da prática físico e esportiva e tentar reverter o quadro de sedentarismo de nossa cidade é a missão que escolhemos. Agimos em prol dessa causa, exercendo uma força motivadora para ajudar a transformar a vida de milhares de crianças, jovens, adultos e idosos”.

Em 2015, o confronto será entre Itararé e Gualán (Guatemala), cidade definida em sorteio eletrônico realizado no último dia 12 de maio, em evento de lançamento realizado no Sesc Jundiaí. Pela primeira vez o sorteio foi transmitido pela internet e os internautas puderam acompanhar em tempo real, por meio do site do Dia do Desafio e do Portal Sesc. Há ainda a categoria “Auto Desafio”, em que a cidade participante tem o desafio de superar o número de participantes da edição anterior.

As atividades podem ser registradas pelo telefone da Coordenadoria de Esportes: (15) 3531-3163.

DIA DO DESAFIO – O Dia do Desafio foi criado nos anos 1980, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades. Coordenado pelo Sesc no Brasil desde 1995 e no continente americano desde 2000, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA – The Association For International Sport for All, com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO e é realizado pelas prefeituras municipais em parceria com secretarias estaduais, ONGS, escolas, empresas, universidades, academias e outras instituições.

PROGRAMAÇÃO DA COORDENADORIA DE ESPORTES:

7:00 – Atividades em todas as escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino.

8:00 – Caminhada Programa Saúde em Movimento e grupos da terceira Idade. Local: A definir.

8:00 – Projeto de Recreação na Praça São Pedro. Atividades de Capoeira, Judô, Damas, Xadrez, Brincadeiras Infantis, Skate e muito mais. Participantes: Guarda Mirim, Educandário e população em geral.

8:30 – Torneio Da Amizade De Futsal. Local: Ginásio Antonio Pelisari. Escolas Juracy Martins, Juscelino K. De Oliveira e Projetos de Futsal da cidade.

9:00 – Caminhada das Escolas Estaduais. Local de saída: Escola Herculano Pimentel.

12:00 – Festival De Atletismo do Programa Mais Educação. Local: Pista Do Elefante Branco.

13:30 – Torneio Da Amizade De Futsal. Local: Ginásio Antonio Pelisari. Escolas Juracy Martins, Juscelino K. De Oliveira e Projetos de Futsal da cidade.

14:00 – Encerramento do Programa De Recreação na Praça São Pedro.

14:00 – Caminhada das Escolas Estaduais. Local de saída: Escola Herculano Pimentel.

17:30 – Apresentação da Academia Artforma. Local: Praça São Pedro.

18:00 – Confraternização entre pais e alunos das escolinhas de basquete do Programa Atleta Do Futuro (Sesi). Local: Ginásio Antonio Pelissari.

18:00 – Confraternização entre pais e alunos das escolinhas de vôleibol do Programa Atleta Do Futuro (Sesi). Local: Elefante Branco.

18:30 – Apresentação da Academia RZ Fitness. Local: Praça São Pedro.

19:00 – Apresentação do grupo Cordão De Ouro Capoeira (Juca). Local: Praça São Pedro.

19:00 – 1º Bike Night Pedalarte – Passeio Ciclístico. Local: Praça São Pedro.

19:30 – Apresentação da Academia RZ Fitness Kung Fu. Local: Praça São Pedro.

20:00 – Show musical na Praça São Pedro.

21:30 – Encerramento Oficial.

diadodesafioblog

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados