Publicado em 4 de outubro de 2017

Desempenho das agentes de saúde de Itararé (SP) faz diferença na Saúde do município

No total , 43 profissionais atuam na área atualmente no município

Agentes de saúde da Vila Novo Horizonte

O agente da saúde tem papel importante de prevenção, acolhimento e orientação feito diretamente às famílias. Os funcionários dessa área são responsáveis por compreender o que acontece dentro dos lares e dar a elas as instruções necessárias. As visitas tornam-se relatórios que dão suporte ao trabalho feito nas unidades de saúde.

Atualmente, 43 profissionais fazem parte do quadro em Itararé (SP), Kelly Cristina e Leila da Silva Rodrigues são duas delas. Ambas relatam que esta é a primeira vez que têm a oportunidade de exporem as rotinas e necessidades da área. “Isto é muito importante. Quanto mais a população compreender o desenvolvimento do nosso trabalho, mais solícitos serão em nos receber e isso pode salvar vidas”, detalham.

Conforme elas, o trabalho é minucioso. “As agentes realizam o mapeamento e cadastramento de dados sociais à domicílio.  As visitas acontecem mensalmente nas residências, salvo aquelas que possuem gestantes, recém-nascidos, idosos, hipertensos ou diabéticos, as quais comparecemos a cada 15 dias”, relatam.

Segundo contam, muitos ainda têm vergonha de ir ao médico ou de falar com eles sobre determinados assuntos. “Por isso  buscamos ganhar a confiança dos que visitamos. É um trabalho feito com muito amor. No momento do atendimento viramos mãe, pai, tia, psicóloga”, expõe Kelly.

“É através dessas visitas que conseguimos identificar a necessidade de atendimento de pessoas que não sabem o que precisam ou que sabem, mas estão adiando a ida ao médico. Incentivamos a ida ao posto e não deixamos a pessoa desistir dos tratamentos”, complementa Leila, agente da Saúde da Família desde 2004.

De acordo com o prefeito, Heliton do Valle, o trabalho das agentes de saúde tem um papel fundamental na Saúde do município. “Em Itararé elas tem feito a diferença e merecem todo nosso respeito e reconhecimento. Esperamos que a população as recebam com o mesmo amor, carinho e atenção que elas doam”, destaca.

Mais informações sobre o trabalho das agentes podem ser obtidas nas Unidades, Postos de Saúde ou na Secretaria Municipal da Saúde, localizada na rua Frei Caneca, 1471, centro, das 8h às 18h ou através do telefone (15) 3531-8160.

As agentes entrevistadas Kelly e Leila