Publicado em 28 de junho de 2018

Descubra Itararé (SP): Prefeitura divulga atrativos turísticos para aproveitar o feriado

O Parque Ecológico da Barreira destaca-se pela peculiar biodiversidade, recursos naturais, fendas, cascatas e poços esculpidos pelas águas

O morador de Itararé (SP) tem, ao seu dispor, belas cachoeiras e rios, cânions de tirar o fôlego e trilhas que promovem o contato com uma natureza exuberante. Essas atrações, porém, podem passar batido na correria do dia a dia. Que tal, então, aproveitar o feriado desta sexta-feira (29) para conhecer esses pontos turísticos que estão logo ao lado?

Pensando nisso, a Prefeitura de Itararé (SP), através da Coordenadoria Municipal de Turismo, disponibilizou nesta quinta-feira (28) um roteiro de atrativos para passeios no município e região.

Além das trilhas de caminhada, ideais para um passeio em climas mais amenos de inverno, a cidade ainda conta com diversos passeios para dias mais quentes. Itararé conta, ainda, com o Museu Municipal Camillo de Mello, atração ideal para quem busca mergulhar na história do município.

Confira o roteiro completo abaixo:

Parque Ecológico da Barreira -Também chamado de Gruta da Barreira, Gruta da Santa ou simplesmente Barreira, como é popularmente conhecida, destaca-se pela peculiar biodiversidade, recursos naturais, fendas, cascatas, poços esculpidos pelas águas e o maravilhoso espetáculo proporcionado pela revoada das andorinhas no final da tarde, quando elas retornam para o abrigo dos paredões rochosos, onde estão seus ninhos.

Endereço: Rodovia Francisco Alves Negrão, SP-258.

Horário: das 8h às 19h.

Preço: entrada livre.

Circuito Águas do Rio Verde – O Rio Verde é um dos rios mais conhecidos da região, seu nome deriva da sua coloração esverdeada devido às rochas do seu leit. Essas mesmas rochas também ficam expostas ao sol em longos trechos, deixando a temperatura agradável e propícia para o lazer.

Rio Verde – Ponte (Lanchonete do Chico Arruda) – Localizado nas margens da rodovia, este tradicional ponto de parada atrai os visitantes pela facilidade de acesso, descanso ao lado do rio e apoio para alimentação.

Endereço: Rodovia Francisco Alves Negrão, SP-258, na altura do KM 324, próximo ao pedágio.

Infraestrutura: no local existe uma lanchonete que oferece bebidas e salgados.

Horário: das 8h às 00h.

Preço: entrada livre.

Rio da Vaca – Afluente do Rio Verde, esse rio tem uma característica marcante que o diferencia, a temperatura agradável de suas águas, considerada quente para os padrões da região, proporciona lazer e recreação.

Endereço: seguindo pela Rodovia Francisco Alves Negrão, SP-258, na altura do KM 326 entre o pedágio e a ponte do Rio Verde, segue por uma estrada vicinal de chão batido por dois quilômetros.

Infraestrutura: no local há um pequeno ponto de apoio para alimentação.

Horário: das 08h até o pôr do sol

Rota de Cicloturismo – Serra da Lumber – Com paredões rochosos que alcançam 100 metros de altura a Serra da Lumber alcança a altitude de 1200 metros, o clima alterna as temperaturas quentes e as baixas temperaturas negativas no inverno. Ao longo da serra existem vários mirantes de onde podem ser observados a região do Alto do Ribeira e Campos Gerais no Paraná.

Mirante – Morro Chato – Seu trajeto é marcado pelas belas paisagens rurais típicas de Itararé. Um bom trecho do percurso é de estrada asfaltada e o outro é de chão batido. Durante o passeio é comum encontrar animais e pássaros, o relevo é ondulado e nos pontos mais altos é possível ver a paisagem que some de vista.

Infraestrutura: no local há um pequeno ponto de apoio para alimentação.

Horário: das 08h até o pôr do sol.

Preço: a consultar.

Contato: (15) 99706-7859 / 99692-9444  / facebook: Mirante do Morro Chato

Mais informações podem ser obtidas em https://goo.gl/Uko4Cj.

Museu Histórico Municipal Camillo de Mello – Localizado na rua Belizário Pinto, 70, Vila Jurandir, o Museu conta com diversas peças e artefatos históricos, além de fotografias e recortes de jornal que retratam um pouco da rica história de Itararé.

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Sábados, das 10h às 12h e das 13 às 17h. Fecha aos domingos e feriados.

Preço: entrada livre.

Com paredões rochosos de mais de 100 metros de altura a Serra da Lumber alterna entre temperaturas quentes no verão e negativas no inverno