Publicado em 20 de março de 2014

Dengue – Um grande desfio para a sociedade

dengue-640

As condições encontradas nas cidades para a disseminação e proliferação do aedes aegypti têm feito do controle da dengue um grande desafio para a sociedade. A produção crescente de resíduos sólidos, como garrafas, sacolas e outros recipientes plásticos, eventualmente descartados em locais impróprios, associada ao armazenamento domiciliar de água em condições inadequadas, facilitam a formação de grandes criadouros do mosquito transmissor da dengue.

O Dengue é hoje a mais importante arbovirose que ataca o homem e constitui um sério problema de saúde pública, especialmente em áreas tropicais onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do Aedes aegypti, seu principal vetor.

Dengue Clássico: Caracteriza-se por um início abrupto com febre alta, dor de cabeça intensa, dor no fundo dos olhos, anorexia, vômitos, diarréia, dor abdominal (principalmente em crianças), dor muscular, dor nas articulações…. A doença tem duração de 5 a 7 dias. Com o desaparecimento da febre, há regressão dos sinais e sintomas, podendo ainda persistir a fadiga. Dengue hemorrágico: os sintomas são os mesmos da febre clássica do Dengue, porém evolui rapidamente para manifestações hemorrágicas. A maioria dos pacientes apresenta manifestações hemorrágicas leves, como prova do laço positiva, petéquias, sangramento nasal, sangramento na gengiva, e alguns evoluem com hemorragias expontâneas em locais de punção venosa, hemorragias gastrointestinais, intracraniana…
Em casos graves, entre o terceiro e sétimo dia da doença o estado do paciente se agrava repentinamente, ocorre alteração da permeabilidade vascular, com deslocamento de plasma para interstício e cavidades, com hemoconcentração , falência circulatória e choque hipovolêmico não hemorrágico, podendo levar ao óbito em 12 a 24 horas se não tratados adequadamente.

Em caso de suspeita de Dengue procure imediatamente uma Unidade de Saúde mais próxima.

Continua cabendo a cada um de nós intensificar as ações de prevenção e controle da dengue.