Em 2021, mais de 500 casos da doença foram registrados na cidade

Publicado em 6 de janeiro de 2022

Dengue: Prefeitura de Itararé (SP) alerta sobre riscos da proliferação do Aedes aegypti

Ao perceber sintomas da Dengue, procure uma Unidade de Saúde.

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica, alerta, mais uma vez, sobre os riscos da proliferação do mosquito da Dengue, o Aedes aegypti, e, consequentemente, da probabilidade do aumento do número de casos no município.

As altas temperaturas e a incidência frequente de chuvas proporcionam uma aceleração no ciclo do mosquito e grande quantidade de criadouros disponíveis para eles colocarem seus ovos, propagando o vírus da Dengue com ainda maior rapidez.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, mais de 500 casos da doença foram registrados no município em 2021 e, por isso, a eliminação dos criadouros é fundamental para o controle e diminuição deste índice.

Como prevenir a proliferação do mosquito da Dengue – manter os pratos de vasos de plantas com areia; guardar garrafas com a boca virada para baixo, em local coberto; limpar sempre as calhas; não jogar lixo em terrenos baldios; colocar o lixo sempre em sacos fechados; manter baldes e caixas d’água sempre tampados; as piscinas devem estar sempre limpas e a água tratada com cloro; deixar pneus ao abrigo da chuva e da água; eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerantes, cascas de coco, latas e brinquedos velhos que estão ao relento; lavar e trocar a água dos bebedouros dos animais com frequência.

Sintomas – Os sintomas da Dengue, são: febre alta (superior a 39º), dores de cabeça, dores no corpo, dores nas articulações e nos olhos, fraqueza, vômitos, manchas na pele e coceira. Na maioria das vezes, esses sintomas não persistem por mais de uma semana, entretanto, em alguns casos, pode ocorrer evolução para formas graves da doença.

Ao perceber sintomas, procure uma Unidade de Saúde.