Em 2021, 817 casos já foram notificados no município

Publicado em 27 de setembro de 2021

Dengue: Prefeitura de Itararé (SP) alerta sobre cuidados contra o mosquito Aedes Aegypti

Até o momento, foram registrados 532 casos positivos da doença na cidade

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica Municipal, alerta a população para que atente-se à proliferação do mosquito transmissor da dengue no município.

Conforme a Pasta, desde o início do ano, 817 casos já foram notificados. Do total, 532 casos foram confirmados e destes, 473 são classificados como autóctones, isto é, foram contraídos dentro do município.

Visitas – A Vigilância Epidemiológica tem realizado ações de redução de criadouros e de conscientização da população para a delimitação dos focos positivos.

Até o momento, 55.833 visitas já foram realizadas em Itararé (SP). Seguindo as recomendações da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a ação acontece no peridomicílio, ou seja, na área externa das residências.

Combate – De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 50 a 100 milhões de pessoas são infectadas anualmente com a dengue em mais de 100 países. Destes, 550 mil necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da doença.

No entanto, evitar a proliferação do mosquito transmissor é simples e pode ser feito com ações diárias dentro de casa. Confira:

– Evitar o acúmulo de água em pneus, calhas, garrafas ou qualquer outro recipiente;

– Colocar areia nos vasos de plantas;

– Não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos;

– Tampar bem as latas de lixo;

– Limpar as calhas regularmente;

– Adicionar desinfetante ou água sanitária nos ralos.

Denúncias – As denúncias podem ser feitas junto à Vigilância Epidemiológica Municipal, através do telefone (15) 3531-8185 e (15) 3531-8186.