Publicado em 28 de novembro de 2014

Cursos de alimentação do SESI atenderam 260 itarareenses em menos de um mês

Publicado em: 28 de novembro de 2014 às 14:52

De 28 de outubro a 19 de novembro, a Prefeitura de Itararé, por meio da Secretaria de Educação, ofereceu os cursos “Alimente-se bem: Frutas e Hortaliças” e “Sabor na medida certa: Diabetes, Colesterol, hipertensão, obesidade e missão possível”.

A unidade móvel do SESI, que conta com uma cozinha adaptada em uma carreta construída para viabilizar a realização dos cursos, instalou-se na Praça Coronel Jordão, onde foram oferecidos ao todo 12 cursos com turmas de aproximadamente 25 pessoas, atendendo em média 260 cursistas entre alunos das escolas públicas, pais de alunos e merendeiros. Ao final do curso, com duração de 3 ou 4 aulas, os alunos receberam um certificado com carga horária de 10 horas e o livro de receitas referente ao curso frequentado.

A importância dos cursos na formação profissional e na vivência escolar foi enfatizada à prefeita Maria Cristina Carlos Magno Ghizzi, durante visita à unidade móvel, por Jorge Rodrigues, merendeiro da E.M. Professora Maria Jesus Klocker Camargo: “Esta oportunidade que nos foi dada é de grande importância para o nosso trabalho no dia a dia na escola, na preparação da merenda, no cuidado com a higiene dos alimentos e no melhor aproveitamento das frutas e hortaliças. Agradecemos e com certeza colocaremos em prática o que aprendemos aqui.”

Segundo a secretária de Educação Maria Aparecida Damásio Vieira, os cursos vieram complementar a proposta de alimentação saudável praticada nas unidades escolares, trazendo informações nutricionais e receitas com baixo teor de gorduras e açúcares, além de aproveitamento de ingredientes. A proposta para o ano de 2015 é que Departamento de Nutrição da Secretaria da Educação continue trabalhando e orientando a respeito de hábitos alimentares saudáveis nas escolas, com menos açucares, embutidos e industrializados, envolvendo merendeiros, alunos e comunidade escolar e que várias das receitas executadas durante os cursos possam fazer parte do cardápio escolar.

WP_20141118_005