Publicado em 21 de maio de 2018

Cultura para todos: Prefeitura de Itararé (SP) estuda implantar ferramentas de acessibilidade

Por meio da Coordenadoria Municipal de Cultura, o município busca projetos para pessoas com deficiência

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Coordenadoria Municipal de Cultura, tem estudado maneiras de implantar soluções de acessibilidade à Cultura no município. Em virtude disto, o jovem aprendiz Vilmar Vieira da Silva, funcionário da Pasta, realizou, no dia 10 de maio, uma visita à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo onde pleiteou para Itararé um projeto voltado à pessoas com deficiência.

Na ocasião, Vilmar, que é deficiente visual, ainda visitou a Galeria Tátil da Pinacoteca de São Paulo. “Foi uma visita muito interessante, pois esta ala é totalmente voltada a pessoas com essa deficiência. É possível tocar nas obras, o que, para nós, cegos, é muito legal, afinal, temos nossa visão na ponta dos dedos”, destaca. “Além do contato com essas ferramentas de acessibilidade, pude também trazer para Itararé um catálogo detalhado do acervo desta galeria, todo em braille, com figuras em alto-relevo, que será disponibilizado na Biblioteca Municipal”, acrescenta.

Para o coordenador da Pasta, Alisson Riveli, promover a todos o acesso à Cultura é uma das prioridades da gestão Heliton do Valle. “É nosso papel. Tendo isso em vista, temos buscado alternativas para que toda a população, seja qual for a deficiência, classe social ou gênero, tenha contato a esses equipamentos culturais disponíveis”, finaliza.

O catálogo do acervo da Galeria Tátil, todo em braille e com figuras em alto relevo, será disponibilizado na Biblioteca Municipal de Itararé