Publicado em 30 de maio de 2017

Cultura de Itararé (SP) realiza exposição de fotos antigas

Objetivo é contar e resgatar a história do município através das imagens

A Prefeitura de Itararé, através da Coordenadoria Municipal de Cultura, realizou sexta (26) e sábado (27) a primeira edição da exposição itinerante de fotos antigas do município – Expo Foto. A ação foi realizada na Escola Estadual Heitor Guimarães Côrtes e registrou mais de mil visitas.
Segundo o coordenador municipal de Cultura, Alisson Riveli Ferreira, o objetivo da iniciativa é contar e resgatar a história da cidade através das imagens. “Muitas pessoas que ajudaram a construir Itararé estão nelas, além de fatos históricos. Acreditamos que através desta ação contribuiremos para com os estudos da nova geração em relação a história do município, além de proporcionar recordações àqueles que participam dos registros ou estavam presentes quando este foi feito”, ressalta Riveli.
Ao todo, conforme o coordenador, a Cultura possui mais de 10 mil fotos em arquivo. Nesta mostra cerca de 700 delas foram expostas. A maioria são dos fotógrafos Solano e Rui Furlani.
“Além das escolas, estamos planejando realizá-la também na área central da cidade a fim de que mais pessoas possam prestigiá-la. Faremos ainda a entrega àqueles que nela estão ou por ela se interessam”, explica o coordenador.
A próxima mostra ainda não tem data marcada.
As fotografias estão disponíveis também a serem vista na página do facebook Museu Fotográfico de Itararé.

Uma das mais de mil fotos do arquivo. Exposição de bordados no CCP pelo Sistema de Obras Sociais nos anos 60