Publicado em 12 de julho de 2018

Credibilidade da gestão Heliton do Valle atrai munícipes ao voluntariado à Prefeitura de Itararé (SP)

Hoje, quatro pessoas auxiliam de forma voluntária nas áreas da Educação, Cultura e Turismo

Você, provavelmente, já ouviu a frase ‘a união faz a força’. Este ditado, embora antigo, é ainda muito atual, principalmente quando o assunto é o trabalho voluntário. Prova disso são os voluntários que colaboram grandemente para a realização das melhorias nas áreas da Educação, Cultura e Turismo na Prefeitura de Itararé (SP).

O professor e historiador Raian Schöenardie Faller é um dos quatro voluntários que trabalham junto a Prefeitura, atuando no Museu Municipal Camilo de Mello, efetivamente, há pouco mais de três meses.

De acordo com ele, a ideia do voluntariado surgiu quando, após alguns meses morando em Itararé, não conseguia realizar visitas ao museu por conta da incompatibilidade de horário. “Meu expediente de trabalho é o mesmo de funcionamento de lá durante a semana. Em feriados e finais de semana, ele estava fechado”, conta.

“Um tempo mais tarde, minha esposa viu uma publicação do coordenador de turismo, o Edilson, em um grupo no Facebook, onde ele foi questionado sobre o museu não abrir nos finais de semana. Ele explicou que o maior problema era falta de pessoal. Após isso, fomos conversar com ele para ver como poderíamos ajudar em relação a este fato. Cerca de 20 dias depois, assinei os papéis de adesão”, destaca.

A partir de então, o professor passou a trabalhar como voluntário aos sábados no local, onde, além de guiar visitas e zelar pelas peças expostas, também tem auxiliado, junto ao funcionário Luis Américo Silva, na catalogação do inventário, organização do acervo e na produção de material para a página do Museu no Facebook.

Para o coordenador municipal de Turismo, Edilson José de Moraes, o auxílio prestado pelo voluntário é de extrema valia para o município. “Com o Museu aberto à visitação aos sábados, mais pessoas podem conhecê-lo, o que fomenta o turismo na cidade, com mais uma opção de passeio cultural para os finais de semana”.

Voluntariado – Segundo Raian, o trabalho voluntário é algo importantíssimo. “Vivemos em sociedade, mas não pensamos em sociedade. Não entendemos que as transformações podem e devem ser feitas por cada um de nós”, enfatiza.

Para ele, não é só a população que ganha com isso: o voluntário também é favorecido pelo seu bem-estar e pela sensação maravilhosa de ter disseminado o bem e colaborado com uma causa.

Para o prefeito Heliton do Valle, é muito gratificante ver a população se envolvendo nos trabalhos da Prefeitura. “Assim como uma boa gestão não se faz sozinho, uma cidade melhor também não. O trabalho desses voluntários nos prova que, quando o trabalho é sério, o auxílio vem! Com essa ajuda, poderemos construir, a cada dia, uma Itararé cada vez mais forte”, destaca.

Seja você também um voluntário – De acordo com a Lei Federal N° 9.608, de 18 de fevereiro de 1998 e a Lei Municipal N° 3525, de 03 de setembro de 2013, considera-se serviço voluntário gratuito a atividade não remunerada, prestada por pessoa física, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos, ambientais, morais ou de assistência social, o qual será exercido mediante a assinatura de um termo de adesão entre a Prefeitura e o prestador do serviço voluntário, onde constará o objeto, o local e as condições do trabalho.

É importante destacar que o serviço voluntário gratuito não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim.

Quer se tornar um voluntário na Prefeitura de Itararé? Procure o secretário da Pasta de seu interesse e saiba como ajudar a construir uma Itararé ainda melhor.

Além de guiar visitas e zelar pelas peças expostas, Raian também tem auxiliado na catalogação do inventário