Todos os resultados deram negativos

Publicado em 26 de junho de 2020

Coronavírus: Prefeitura de Itararé (SP) realiza testagem em GCMs

A Prefeitura de Itararé (SP), junto a Guarda Civil Municipal (GCM), realizou, na quarta-feira (24), testes rápidos em todo o efetivo da corporação para detecção de possíveis casos de COVID-19.

De acordo com o comandante da GCM, Jocimar Ribas, o teste foi realizado após coleta de sangue dos profissionais. “Todos os resultados atestaram como negativo para a doença”, informa.

Para o prefeito, Heliton do Valle, a ação é prova do comprometimento da gestão com o bem-estar daqueles que atuam nas linhas de frente. “O trabalho desses homens e mulheres é fundamental na batalha contra o coronavírus. A Saúde, não só deles, mas como de todos no município, sempre será nossa prioridade”, destaca.

Saiba mais –  Os demais profissionais que atuam na linha de frente também serão testados para o vírus. As últimas coletas realizadas foram junto aos colaboradores do Posto Tonico Adolfo e do Lar São Vicente.

Isolamento – De acordo com a Vigilância Epidemiológica, as medidas de isolamento são as mais eficazes e as que, de fato, irão trazer segurança no combate a pandemia, e não a realização de testagem em massa na população.

Conforme o departamento, a testagem mais eficiente, a RT-PCR – conhecida também por ‘método do cotonete’- deve ser colhida do terceiro ao sexto dia do início dos sintomas, não sendo indicado para pessoas assintomáticas. Os testes rápidos ou sorológicos (igG), por sua vez, são indicados apenas após 12 dias de sintomas.

Desta forma, é importante destacar que pacientes com resfriado ou síndrome gripal devem permanecer em isolamento por 14 dias, uma vez que seja constatada suspeita de COVID-19. Pessoas que vivem na mesma casa devem permanecer isoladas pelo mesmo período de tempo. Além disso, todos que tiveram contato com algum caso comprovadamente positivo permanecer em isolamento por sete dias.