Prefeitura de Itararé

Publicado em 20 de maio de 2014


Conheça os trabalhos de incentivo à leitura desenvolvidos pela Educação Infantil de Itararé

ed00

A educação infantil de Itararé tem recebido elogios dos pais em função dos projetos de leitura desenvolvidos, incentivando e despertando prazer em manusear os livros, desde as salas de berçário. Atualmente nosso município atende 1728 crianças de zero a cinco anos, disseminando a leitura na escola e na comunidade com vários projetos em que os familiares participam, lendo com seus filhos os livros disponibilizados pela escola. Os projetos são:

Entre na Roda – conta com o Baú itinerante que possui livros que perpassam mensalmente pelas escolas podendo ser utilizados na unidade e na comunidade (as crianças levam para fazer a leitura com os pais). Tem o diário de bordo, um caderninho em que os pais escrevem como foi a experiência da leitura na casa.

Bebeteca – são livros específicos para bebês em formatos variados de bichinhos, com som, feitos de tecidos, de plástico para o banho e materiais diversos para encantar essa faixa etária.

Crer para ver – possui um acervo fixo para cada unidade e o acervo circulante que passa pelas escolas mensalmente e também é levado para casa.

A educação infantil tem um papel fundamental no incentivo ao hábito de leitura e pode fazê-lo através do manuseio das obras, encantamento com as ilustrações, descoberta do mundo das letras, viagem através das palavras e do tempo. Nessa etapa os alunos começam a se familiarizar com os distintos gêneros textuais, viajando pelas histórias, desenvolvendo assim o comportamento leitor, uma vez que a fundamentação da educação se dá pelo exemplo. No caso dos projetos desenvolvidos pelas unidades do município, os familiares também tem despertado o gosto pela leitura, de forma prazerosa, através das atividades propostas pelas escolas que devem ser desenvolvidas junto com as crianças, no ambiente familiar.

Assessoria de Imprensa da P.M.I

 

ed02 ed01

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados