Publicado em 20 de maio de 2014

Conheça os trabalhos de incentivo à leitura desenvolvidos pela Educação Infantil de Itararé

ed00

A educação infantil de Itararé tem recebido elogios dos pais em função dos projetos de leitura desenvolvidos, incentivando e despertando prazer em manusear os livros, desde as salas de berçário. Atualmente nosso município atende 1728 crianças de zero a cinco anos, disseminando a leitura na escola e na comunidade com vários projetos em que os familiares participam, lendo com seus filhos os livros disponibilizados pela escola. Os projetos são:

Entre na Roda – conta com o Baú itinerante que possui livros que perpassam mensalmente pelas escolas podendo ser utilizados na unidade e na comunidade (as crianças levam para fazer a leitura com os pais). Tem o diário de bordo, um caderninho em que os pais escrevem como foi a experiência da leitura na casa.

Bebeteca – são livros específicos para bebês em formatos variados de bichinhos, com som, feitos de tecidos, de plástico para o banho e materiais diversos para encantar essa faixa etária.

Crer para ver – possui um acervo fixo para cada unidade e o acervo circulante que passa pelas escolas mensalmente e também é levado para casa.

A educação infantil tem um papel fundamental no incentivo ao hábito de leitura e pode fazê-lo através do manuseio das obras, encantamento com as ilustrações, descoberta do mundo das letras, viagem através das palavras e do tempo. Nessa etapa os alunos começam a se familiarizar com os distintos gêneros textuais, viajando pelas histórias, desenvolvendo assim o comportamento leitor, uma vez que a fundamentação da educação se dá pelo exemplo. No caso dos projetos desenvolvidos pelas unidades do município, os familiares também tem despertado o gosto pela leitura, de forma prazerosa, através das atividades propostas pelas escolas que devem ser desenvolvidas junto com as crianças, no ambiente familiar.

Assessoria de Imprensa da P.M.I

ed02 ed01