Publicado em 1 de março de 2014

Condersul se reúne em Itararé e discute “Cidades Resilientes”

Construir cidades mais seguras é um desafio a ser alcançado pelas cidades formadas pelo consórcio.

Nesta quinta-feira, (27), os representantes do Consórcio de Desenvolvimento das regiões sul e sudoeste do estado de São Paulo (Condersul), estiveram reunidos na Câmara de Vereadores de Itararé.O evento  reuniu representes políticos de toda a região e contou com a presença da Tenente PM Betânia, representante da Defesa Civil.

A prefeita Cristina Guizzi, quando vereadora já fez parte do consórcio e comentou que na gestão atual, o CONDERSUL está tomando um jeito muito especial. ” Os municípios estão sendo mais assistidos  e isso tem sido muito gratificante. Todos sabem que o exercícío  da democracia é feito de diversas formas e a melhor maneira de se trabalhar com os problemas que são comuns a uma região, é através de um consórcio”, concluiu a prefeita.

A Tenente PM Betânia, representante da Defesa Civil,  falou como  o governo e a sociedade podem se preparar para um evento adverso e retornarem a normalidade com menos dano e prejuizo . ” As cidades precisam estar preparadas para o inevitável e minimizar os seus efeitos, é possível fazer que as consequências não tenham grandes proporções e que tudo volte a normalidade o mais rápido possível”, disse.

O prefeito de Capão Bonito e presidente do consórcio, Júlio Fernando Galvão Dias,  falou da importância da Defesa Civil para os municípios. ¨ A Defesa Civil também trabalha preventivamente, há pouco tempo buscamos um convênio e conseguimos uma ponte de concreto ligando Capão Bonito ao município de Ribeirão Grande. Agora estamos na expectativa de uma ponte para a ligação entre Capão Bonito e Guapiara no valor de R$ 422 mil reais. Quem tem pontes em estado de risco, deve solicitar um laudo para a Defesa Civil que encaminhará um pedido de reforma ou  construção para o governo estadual”, afirmou o presidente do consórcio.

A Defesa Civil considera uma cidade resiliente, aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre, e de maneira organizada prevenir que vidas e bens sejam perdidos.

condersul-fev04-web