Prefeitura de Itararé

Prefeito da cidade, Heliton do Valle, ficou emocionado com a história

Publicado em 4 de agosto de 2020


Com apoio de assistente social de Itararé (SP), irmãs se reencontram após 60 anos 

Em contato com ambas, Rosenilda (ao centro) confirmou que elas eram irmãs

“Não preciso mais ganhar na loteria”. Assim, entre lágrimas, Roseli Rodrigues, 66 anos, definiu a alegria ao reencontrar a irmã, Helena Mendes, 64. 

A procura já durava “uma vida”, mas foi somente há 20 dias que, graças a atenção e comprometimento da assistente social da Prefeitura de Itararé (SP), Rosenilda Prestes Zacarias, que o encontro foi possível. “Vi aleatoriamente a postagem de uma pessoa procurando pelo pai no Facebook. Ao ler os comentários, encontrei o da Roseli em busca da Helena. Recordei-me do nome de Helena pela frequência dela no CRAS. A partir de então fui investigar as histórias”, detalha. 

Em contato com ambas, Rosenilda confirmou que eram irmãs. “Avisei primeiro a filha de Roseli. Depois enviei para Roseli uma foto das irmãs. Ela reconheceu na hora”, relembra. 

E essa não foi a primeira vez que colaboradores da Prefeitura de Itararé auxiliaram reencontros na família. Durante a pesquisa, Rosenilda descobriu que o colega de trabalho, o orientador social Gleberson Rodrigues, em 2013, ajudou Helena na busca pela irmãs, mas somente Leonir, residente em Loanda no Paraná, foi localizada. “Foi uma surpresa para nós, sensação de dever cumprido colaborar mais uma vez com essa família. Não tem dinheiro que pague”, enfatiza. 

Natural de Itararé, mas atualmente morando em São Carlos (SP), mãe de seis, avó de 24 e bisavó de 24, Roseli revela que agora a família está completa. “Não vejo a hora de estarmos as três juntas. Agora é só esperar mais um pouco para rever também Leonir”, emocionada diz. 

Helena conta que também procurava Roseli. “Mandei cartas para o Geraldo Luís, Eliana, Ratinho, mas foi tudo em vão. Nem acredito que consegui graças a assistente daqui de Itararé”, enfatiza.  

Os planos, a partir de agora, revela Roseli, é levar Helena com ela. “Vamos vender a casa dela para que ela vá conosco. Quero ela perto de mim”, sorri e agradece. 

O reencontro foi acompanhado do marido de Roseli, Antonio Sebastião e da prima, Maria Eugênia Almeida. A secretária municipal de Assistência Social, Luciana Perucio, também esteve presente. 

Ao conhecer a história, o prefeito, Heliton do Valle, emocionou-se. “Fico muito feliz em saber que contamos na equipe com colaboradores que estão dispostos a ajudar o outro. Não tenho dúvidas de que Rosenilda deu vida nova a Helena e Roseli. Parabéns pela dedicação e empenho”, finaliza. 

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados