Publicado em 31 de julho de 2018

Com a gestão Heliton do Valle, atuação da GCM de Itararé (SP) aumenta 27%

Mais de 88% das ocorrências são atendidas até cinco minutos

Com os investimento da gestão, GCM melhorou os atendimentos para com a população

Desde que assumiu a administração, até o momento, o prefeito de Itararé (SP), Heliton do Valle, já entregou a Guarda Civil Municipal (GCM) uma viatura zero quilômetro, uniformes de verão e 10 armas. Todos adquiridos com recursos próprios. Ainda reformou o Centro de Operações e Inteligência (COI), entregou uma Base Comunitária Móvel ao órgão e inauguração um Canil. Todas as ações contribuíram para o aumento da atuação da corporação.

De acordo com o relatório de atuação dos Guardas Municipais do Estado de São Paulo, em 2015 Itararé ficou em 55° lugar com 227 ocorrências apresentadas. Já no ano passou, se classificou em 44° com 288. “Um aumento de 27 % em atuação no atendimento”, comenta o comandante da GCM, Jocimar Ribas.

Conforme ele, esta é uma classificação geral em número de apresentação de ocorrências nas Delegacias de Polícia no Estado. “A média nas grandes cidades é de duas ocorrências por GCM. No município, a nossa é cinco. O feito nos classifica como uma das 10 mais atuantes do Estado”, destaca.

Segundo Jocimar, em 2017, a GCM atendeu 3441 ocorrências com eficiência de 88% na chegada da viatura no local até cinco minutos após a ligação. “Com os investimento da gestão avançamos nos atendimentos para com a população e no aumento da sensação de segurança da cidade. Estamos empenhados a contribuir cada vez mais com Itararé”, afirma o comandante.

Para o prefeito, é uma enorme satisfação contar e investir em uma equipe tão dedicada no que faz. “A GCM de Itararé é um exemplo e muito me orgulha em poder contribuir com esta corporação”, destaca.

Saiba mais – Criada em 04/05/2000, a Guarda iniciou as atividades em 22/07/2002, sendo armada em agosto de 2016. Atualmente, conta com mais de 60 profissionais. O trabalho é realizado de forma motorizada. A instituição conta com uma base fixa no parque ecológico da barreira; Centro de Operações e Inteligência (COI), que possui monitoramento através de câmeras e uma equipe que realiza rondas na área rural e assuntos ambientais, o Grupamento Especializado em proteção ambiental e rural (Gepar). A corporação conta ainda com um Canil, inaugurado em dezembro de 2017.