Publicado em 6 de março de 2015

Coleta Seletiva no Cerrado é projeto que deu certo

Publicado em: 6 de março de 2015 às 16:33

Os moradores do Cerrado, bairro rural do município de Itararé, participam desde o mês de novembro do ano passado do Projeto Piloto de Coleta Seletiva Solidária. Neste período foram coletados 6280 quilos de material reciclado, uma média de 523,33 quilos por semana. Esses números representam aproximadamente 123,54 m3 por mês de materiais que não foram para o aterro sanitário.

Para a coleta, a Prefeitura fez o levantamento do número de residências do bairro, que é de 220 casas e adquiriu 250 sacolas tipo bag, onde são armazenados os materiais até a retirada, a entrega dos bags nas casas foi feita através dos alunos da escola que orientaram os moradores de como será realizado o processo, a coleta é feita pela Cooperativa Nova Esperança todas às quartas-feiras.

Cerca de 160 residências aderiram a coleta. As outras 60 casas não foi encontrado morador, por muitas vezes estes estarem trabalhando fora o dia todo; e uma não aceitou participar do projeto.

Antes do programa de coleta seletiva o bairro separava cerca de 100 quilos por semana.
De acordo com a Coordenadoria de Turismo a reciclagem é um processo de extrema importância para a preservação do meio ambiente, aumento da vida útil do aterro sanitário, além de contribuir com a geração de renda para os cooperados.

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura, através da Coordenadoria de Turismo em parceria com Escola Estadual Christiano Marques Bonilha e Cooperativa Nova Esperança, cujo objetivo é envolver a comunidade local, promovendo ações de conscientização sobre o descarte adequado do lixo, que deverá ser feito com a separação dos materiais ainda em sua residência.

O projeto na escola abrangeu várias disciplinas como geografia, matemática e português. Foram realizados passeios com os alunos a pontos turísticos do Circuito dos Cânions, onde os alunos puderam aprender sobre proteção ao meio ambiente e desenvolvimento turístico.

Segundo ainda a Coordenadoria de Turismo o projeto de coleta deverá ser ampliado em breve para outros bairros da cidade seguindo o mesmo processo. Um novo local para a sede da Cooperativa está sendo estudado para acomodar melhor os cooperados e também o volume de materiais recicláveis que tende a crescer.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

O Coordenador de Turismo Edilson Moraes e integrantes da Cooperativa Nova Esperança