Publicado em 1 de dezembro de 2014

‘Choro das 3’ embala Itararé com clássicos e novo CD na praça São Pedro

Publicado em: 1 de dezembro de 2014 às 9:31

Concerto do dia 9, terça-feira, às 20h, é mais uma realização do Sesc Sorocaba, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itararé

De volta ao Brasil, após três meses de turnê pelos Estados Unidos, o Choro das 3, das irmãs Corina, Lia e Elisa, além do pai Eduardo, já iniciou a excursão brasileira para apresentar o mais novo trabalho do grupo, o CD “Boca de Goiaba”. A turnê nacional começou pelo Rio de Janeiro, já passou por São Paulo (capital) e agora chega ao interior com seis shows inéditos na região de Sorocaba. E Itararé está no roteiro!

No repertório, o Choro das 3 vai apresentar grandes clássicos do choro, além de composições natalinas. O público ainda vai se encantar com o CD Boca de Goiaba, uma continuidade do trabalho iniciado no CD Boas Novas (Macolé – 2013), onde também foram gravadas apenas obras inéditas de autores brasileiros. São 14 faixas repletas de surpresas, inovações e influências musicais. Passa pelo Nordeste, com o baião “Teiú” e o animado frevo-título “Boca de Goiaba”, onde se destaca toda a sonoridade de uma miniorquestra composta de dois trombones, dois trompetes e um saxofone. Da influência europeia, surgem duas peças mais clássicas, como “Minha Primeira Valsa”, composta para flauta e piano, e “Dança Russa”.

O mais novo trabalho de Corina, Lia, Elisa e Eduardo, que arrebatou as plateias norte-americanas, promete encantar os fãs da boa música brasileira. Primeiro, pelo ineditismo da obra, que reúne deliciosos choros compostos pelas próprias meninas e por músicos convidados. Depois, por firmar mais uma vez o talento das jovens irmãs do Choro das 3 que há 12 anos se dedicam a estudar, conhecer, preservar e divulgar o mais autêntico gênero musical brasileiro.

A escolha do nome do novo CD já revela o espírito que marca a carreira das jovens irmãs. É o bom humor que define o título inspirado em uma gíria curiosa trazida pelo chorão Paulo Fasanaro, 80 anos, do Recife, sua terra natal. A expressão é uma brincadeira com os cantores, digamos, não tão afinados e batutas. “Nosso amigo Paulo vive brincando e falando isso. Quando a música foi finalizada, a Elisa levou para o Paulo ver. E ele já soltou a expressão para brincar com ela. Achamos curioso, simpático e resolvemos usar”, explica a flautista Corina, porta-voz do grupo.

Sobre o Choro das 3

Em 12 anos de carreira, reconhecidas em todo o Brasil, as “meninas do choro” mostram que apesar de serem tão jovens são grandes nomes da música brasileira. Corina, Lia e Elisa chegam ao quinto CD e agora já estão com o pé na estrada para divulgar o novo disco. Elas ganharam o país em 2008 com o álbum “Meu Brasil Brasileiro, lançado pela Som Livre. Por este trabalho, foram premiadas pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), como Melhor Grupo de Música Popular. Em 2012, lançaram nos Estados Unidos (e depois no Brasil) o disco “Escorregando”, título que marcou a estreia do selo Macolé e da carreira internacional do Choro das 3. Em 2013 foi a vez de gravar só inéditas da música brasileira no CD Boas Novas. Neste ano também foi lançado o CD Dias de Verão, um trabalho solo de Elisa Meyer, só com peças executadas no piano.

A flautista Corina foi a precursora do grupo, estimulando as irmãs mais novas, Lia, no violão sete cordas, e Elisa, bandolinista, a também se encantarem pela música, especialmente pelo Choro. Desde crianças, Corina, Lia e Elisa vivenciam esse universo, graças à influência mais que positiva dos pais Cristina e Eduardo Ferreira. Com a frequência cada vez maior nas rodas de choro na cidade de São Paulo, não demorou para que as meninas aperfeiçoassem gosto e talento pelo gênero musical. Surgia aí o grupo que hoje representa o que há de mais novo e gracioso no cenário musical brasileiro.

‘Choro das 3’
Data: 9 de dezembro (terça-feira)
Local: Praça São Pedro
Classificação indicativa: livre