Publicado em 6 de julho de 2015

Casa de Apoio recebe cerca de 300 pacientes por mês

A Prefeitura de Itararé em parceria com o Vicc – Voluntários Itarareenses no Combate ao Câncer mantém há cerca de cinco anos a Casa de Apoio para pacientes do Hospital Amaral Carvalho, especializado em câncer, na cidade de Jaú.

Diariamente dezenas de pacientes são transportados de Itararé para Jaú e são acolhidos no local, onde é oferecido alimentação, acomodação e pouso durante a estada na cidade. A Casa de Apoio conta com cinco quartos, todos com TV, que totalizam 20 leitos, sendo 12 femininos e 08 masculinos, quatro banheiros, cozinha, sala de TV, refeitório com varanda e TV, área de lazer com bancos e guarda sol e serviço de internet wi-fi.

Para a Secretaria Municipal de Higiene e Saúde, a manutenção da Casa de Apoio é de extrema importância para os usuários, principalmente para aqueles que não têm condições para despesas com hospedagem.

Hoje a Prefeitura de Itararé investe mensalmente cerca de R$ 12 mil na Casa de Apoio, além do transporte dos pacientes. Segundo ainda a Secretaria de Saúde são colocados à disposição vans e ambulâncias todos os dias para as viagens até Jaú, o que totaliza cerca de 300 atendimentos por mês.

O governo municipal prioriza a qualidade desta ação porque entende que a assistência aos usuários, que estão fragilizados e debilitados pela doença, é primordial para a eficácia do tratamento.

Atendimento

As pessoas que passam pela Casa de Apoio são encaminhadas para tratamento oncológico em Jaú, através do Vicc ou do SUS – Sistema Único de Saúde.

pous-jau-wp