Publicado em 21 de fevereiro de 2018

Casa da Criança de Itararé (SP) passa a funcionar em novo endereço

Mudança visa garantir ambiente mais acolhedor e digno para as crianças e adolescentes

A Casa da Criança de Itararé (SP), mantida pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Assistência Social, está a funcionando em novo endereço desde o início do mês de fevereiro.

A nova casa é alugada através de verbas do Governo Federal destinadas especificamente para esse fim.

De acordo com a secretária da Pasta, Luciana Perúcio, a necessidade de novas instalações surgiu da preocupação de garantir um ambiente mais acolhedor e digno para as crianças. “A mudança foi ocasionada visando oferecer uma área interna mais ampla e a externa com possibilidade de atividades recreativas, lúdicas e de lazer. Além de espaços privativos, preservando a individualidade de cada acolhido e de seus familiares nos momentos das visitas e atendimentos técnicos”, explica.

Segundo ela, os principais fatores que influenciaram na hora da escolha da nova sede foram a área externa e a localização. O endereço não será divulgado a fim de preservar a identidade dos moradores. “Nas orientações e legislações quanto ao serviço de acolhimento, este deve ter aspecto de uma residência e estar inserido na comunidade, em áreas residenciais. Desta forma, seguimos os padrões das orientações, primando sempre pela eficiência e qualidade do serviço”, aponta.

Saiba mais –  A Casa da Criança é um serviço que oferece acolhimento provisório para crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva de abrigo conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), artigo 101, em função de abandono ou cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção, até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem ou, na impossibilidade, encaminhamento para família substituta, através de decisão judicial.

Atualmente, 15 crianças e adolescentes com idade entre dois meses e 16 anos residem na casa. Contudo, o serviço de acolhimento é prestado de zero a 18 anos de idade.

Conforme a secretária, os quartos da casa são divididos de acordo com a faixa etária e sexo das crianças e adolescentes. Além disso, existe uma rotina de atividades estabelecida. “Como em toda residência, as rotinas existem e são importantes para um desenvolvimento saudável. Todos estão matriculados e frequentes na rede de ensino seja municipal ou estadual; alguns que não se encontram matriculados em período integral ou na educação infantil, também frequentam os Serviços de Convivência da Rede Indireta (Educandário e Guarda Mirim), inclusive um adolescente está incluído no Programa Jovem Aprendiz. Também possuem horários para café, almoço e jantar, banho e horário para dormir. Sempre que há possibilidade são organizados passeios”, explica.

O quadro de funcionários é formado por uma coordenadora, uma psicóloga e um assistente social. Além desses funcionários, três cuidadoras sociais efetivas atuam na casa, número que será ampliado em virtude do concurso público realizado domingo (18).

Denúncias sobre crianças em situação de vulnerabilidade social devem ser feitas ao Conselho Tutelar através do telefone (15) 3532-4545 ou a rua Amazonas Ribas, 305. Casos de adultos em situações de vulnerabilidade devem ser informados a Secretaria Municipal de Assistência Social na rua São Pedro, 420, centro ou pelos telefones (15) 3532-2271/4363. Ainda pode-se contatar o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) através do número (15) 3532-2011.

O quintal da nova sede: a mudança visava oferecer uma área externa com possibilidade de atividades recreativas, lúdicas e de lazer