Publicado em 14 de maio de 2015

CAPS promove caminhada no Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Publicado por Imprensa em: 14 de maio de 2015 às 10:34

Em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial promoverá na segunda-feira, 18 de maio, uma Caminhada. A saída será da Praça da Matriz às 9 horas com chegada na Praça Francisco Alves Negrão.

O que é a Luta Antimanicomial

O Movimento da Luta Antimanicomial teve seu início marcado em 1987 com o propósito de lutar pelos direitos das pessoas com sofrimento psíquico decorrentes de transtorno mental e/ou álcool e outras drogas, contra as internações em hospitais psiquiátricos e também contra o preconceito, discriminação e a exclusão dessas pessoas.
Para tal fim, os Hospitais Psiquiátricos têm sido progressivamente substituídos por serviços abertos de tratamento, como por exemplo, CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, Residências Terapêuticas, Leitos em Hospital Geral.

Estes serviços têm por objetivo o apoio à família, criando espaços para a promoção de autonomia, descronificação e desinstitucionalização. Deve se articular com os demais serviços de saúde como também com serviços das áreas de ação social, cidadania, cultura, educação, trabalho e renda.

Este movimento possui um caráter democrático, contando com a participação ativa e efetiva dos usuários de serviços de saúde mental, seus familiares, profissionais, estudantes e quaisquer interessados em defender uma postura de respeito aos diferentes modos de ser e a transformação da relação cultural da sociedade com as pessoas que sofrem por transtornos mentais.

Faz lembrar que como todo ser humano, estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto de receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadão.

Realização: CAPS ITARARÉ
Apoio: PREFEITURA MUNICIPAL DE ITARARÉ – Secretaria Municipal de Saúde