Publicado em 1 de março de 2017

Busto de Francisco Alves Negrão é restaurado

Monumento foi colocado na Praça em 1988. Reinstalação acontecerá nesta quarta-feira (1).

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Coordenadoria de Cultura retirou na segunda-feira (20) o busto de Francisco Alves Negrão, da Praça de mesmo nome, para uma restauração.
O monumento que fica ao lado do palco principal será recuperado pelo artista plástico Jaime Afrânio de Camargo. Segundo ele o busto receberá limpeza e preparação para o processo de restauração. “Já retirei toda a massa e tinta velha que se acumularam nas restaurações anteriores. Com isto pude reavivar traços fisionômicos que estavam escondidos. Recuperei as partes deterioradas, como orelhas, olhos, nariz e seu terno, sempre procurando não alterar a fisionomia. Também foi feito lixamento e um o processo de selagem para evitar futuras infiltrações, e por último fiz a pintura com tinta na cor bronze e envernização fosca para aumentar sua durabilidade”, relata minuciosamente o artista.
O busto de Negrão foi colocado na praça em 07 de maio de 1988, uma homenagem do ex-prefeito Benedito Nehir Carneiro durante sua gestão.
De acordo com o coordenador de Cultura, Alisson Riveli a recuperação foi uma ação determinada pelo prefeito Heliton do Valle, que tem como objetivo revitalizar as praças do município. “A última vez que aconteceu uma manutenção foi em 2004, por isso o busto já tinha perdido muito de suas características”, comenta.
Para Do Valle a restauração do monumento faz parte da preservação da história de Itararé e por isso merecia urgência. “Queremos valorizar homenagens como esta, principalmente porque contam a trajetória de líderes importantes para a construção de nosso município”, destaca.
A reinstalação do busto de Francisco Alves Negrão acontecerá durante cerimônia marcada para a próxima quarta-feira (1), às 19 horas, na Praça Francisco Alves Negrão, no centro de Itararé.

FRANCISCO ALVES NEGRÃO – Nascido em Palmital – SP, a 27 de agosto de 1907, Francisco Alves Negrão era filho de Carlos Fernandes Negrão e Matilde Etelvina Negrão. Fez seus estudos no Grupo Escolar de Assis –SP. Ainda jovem , foi para São Paulo trabalhar como gerente de hotel. Lá, conheceu o Sr. Teódulo Pimentel que o trouxe para Itararé a fim de gerenciar seus negócios: armazém de secos e molhados e posto de gasolina.

Casou-se com Josephina Casagrande e tiveram cinco filhos: José Carlos, Luiz Carlos, Marina, Edson Carlos e Dagmar. Em 1933, ainda muito jovem, foi convidado pelo Sr. Heitor Côrtes, Prefeito da cidade, para a sua primeira vereança. Começou aí sua carreira política e a paixão por Itararé.
Francisco Alves Negrão foi Vereador, Presidente da Câmara e Prefeito em três mandatos: 1948 a 1951; 1956 a 1959 e 1971 a 1973. No 2º mandato, foi eleito Deputado Estadual. O Prefeito Negrão amava Itararé. Onde havia grupos de alunos criava escolas e ajudava alunos e professores com o seu salário. Preocupado em abrir estradas e ruas, chegou a vender um sítio para comprar uma motoniveladora para realizar seus objetivos.
Faleceu a 27 de setembro de 1977. Seu nome foi dado à antiga praça diante da Igreja São Pedro e à Rodovia que liga Itararé a Capão Bonito.

Fonte: http://itarare-biografias.blogspot.com.br/p/d-f.html

restauração2