Publicado em 10 de julho de 2014

Barreira é palco de homenagem a Revolução Constitucionalista de 32

bar-01 bar-02

A Prefeitura de Itararé, através da Coordenadoria Municipal de Turismo, realizou na última quarta-feira, dia 09 de julho, a solenidade cívica em comemoração aos 82 anos da Revolução Constitucionalista de 1932.

O evento transcorreu de maneira harmoniosa unindo os ideais cívicos ao cenário natural e histórico guardados no parque.

A cerimônia foi iniciada com a condução das bandeiras feita pelos atiradores Paulino, Kuchta e Machado e hasteadas pela prefeita e pelos presidentes das Câmaras de Itararé e Sengés ao som do Hino Nacional em continência, e posteriormente sendo cantado na íntegra por todos os soldados do Tiro de Guerra.

O Hino de Itararé foi entoado pela surpreendente voz da jovem Gabriela Gaspar, acompanhada pelos suaves acordes do Maestro Mauro Vieira de Barros. Na sequência, o mestre de cerimônias Alisson Riveli fez uma breve leitura sobre a Revolução Constitucionalista. Encerrando a primeira parte da solenidade, a Banda José Carmino Melillo, regida pelo ilustre Maestro Lauro Cesar Cardoso, apresentou-se com uma bela homenagem ao dia 9 de Julho.

Em seguida, o coordenador de Turismo de Itararé Edilson Moraes falou do ótimo desempenho alcançado pelas melhorias no parque. De acordo com Moraes, no mês de dezembro de 2013, o número de visitas ultrapassou 4 mil pessoas e a média anual ficou em torno de 2.500 visitantes. “Além da questão histórica da Revolução de 32, o parque possui atrativos no segmento do Turismo Religioso, Cultural e Ecológico. Estamos trabalhando para oferecer sempre o melhor para os visitantes”, anunciou.

Em seu discurso, a prefeita Cristina Ghizzi comentou que a atual administração retomou trabalhos e atividades até então esquecidas no município. “Recuperamos o monumento em homenagem ao soldado constitucionalista, revitalizamos pontos do parque, trouxemos para cá a base do agrupamento ambiental. A intenção é fazermos deste local, um espaço ambiental, histórico e turístico. Para isso entendemos que a parceria com a cidade vizinha de Sengés é fundamental”, reforçou.

A história do lado paranaense teve sua versão explanada pelo Vereador Claudemir Cleto Filho, trazendo parte da rica cultura do município vizinho destacando a Fazenda Morungava, que também foi palco deste grande evento em 1932.

A solenidade contou com a presença dos vereadores Gilberto Santana (Pinguim), Laércio Antonio Amado e o Presidente da Câmara, José Aparecido dos Santos e dos secretários e coordenadores municipais, além de representantes de ONG’S e COMTUR. A cidade de Sengés esteve representada pelos vereadores Ruth de Lima Henning, Darci Antonio de Almeida, Jurandir de Lara e Aristides Carlos Gomes Neto e também pela secretária de Turismo Sra. Georgina Maria Jorge.

Confira as fotos:

bar-03 bar-05 bar-09 bar-10 bar-12 bar-16 bar-19