Publicado em 7 de junho de 2018

Através de incentivo do prefeito, Meio Ambiente é tema constante na Rede Municipal de Ensino em Itararé (SP)

Ações são realizadas periodicamente com todos os alunos das escolas municipais

Alguns alunos já visitaram a Estação de Tratamento de Água e Esgoto

Preservar e valorizar o Meio Ambiente é uma das metas da gestão Heliton do Valle. O prefeito, recorda que além da conquista do Selo Município VerdeAzul – uma certificação com o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental nos municípios –, inúmeras ações vêm sendo desenvolvidas em Itararé visando a proteção da natureza.  Na área da Educação, o conteúdo é abordado com frequência a todos os alunos da Rede Municipal de Ensino.

De acordo com o assessor técnico pedagógico de Ciências, César Augusto Rodrigues, entre as ações estão palestras, atividades ao ar livre e visitas.

Até o momento, todas as unidades já receberam palestras sobre a água, tendo como conteúdo Meio Ambiente e Sustentabilidade. Alguns alunos visitaram a Estação de Tratamento de Água e Esgoto e a Horta Educativa. O cronograma contempla ainda trilhas na Horta Municipal e ensino nutricional.

“Nosso trabalho tem por objetivo conscientizar aos poucos, dia a dia, para que sempre o Meio Ambiente seja lembrado e preservado a fim de que na semana destinada a ele tenhamos motivos diversos a celebrar”, comenta César.

Segundo a secretária municipal da Educação, Ana Maria F. S. Oliveira, quanto mais o conteúdo for abordado com os alunos, mais existe a possibilidade de preservação. “É isto que estamos prevendo. Eles se conscientizam e passam a disseminar as informações. O resultado são pessoas mais conscientes, futuros adultos mais responsáveis e um Meio Ambiente melhor”, detalha.