Publicado em 13 de maio de 2015

Assistência Social promove Caminhada “Faça Bonito” no dia (18)

Publicado por Imprensa em: 15 de maio de 2015 às 10:33

Na segunda-feira, 18 de maio, Itararé promoverá a Campanha “Faça Bonito”, como parte do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Na ocasião, será realizada uma caminhada, com saída da Praça Adhemar de Barros indo até a Praça Francisco Alves Negrão, com início às 14h. Na chegada haverá uma apresentação cultural, números músicais e aferição de pressão.

“O objetivo da campanha, é conscientizar a população para o compromisso de proteger nossas crianças e adolescentes e informar sobre a importância de se denunciar qualquer tipo de abuso cometido ao público infanto juvenil” destaca a Secretária de Assistência Social, Barbara Lechinsk Cardoso de Camargo.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) disponibiliza atendimentos psicossociais (Psicóloga e Assistente Social) e grupais, para o fortalecimento da identidade familiar, autoestima e verbalização de problemáticas.

“Esta Campanha nos chama para lutar por este problema da violência contra a criança e o adolescente, este é um dever de todos nós! Nossa administração luta e trabalha pelo bem-estar de toda nossa gente, porque gostamos de gente e queremos que todos tenham uma vida digna”, disse a Prefeita Cristina Ghizzi.

Como denunciar:

CREAS: (15) 3532-2011
Conselho Tutelar: (15) 3532-4545
Polícia Militar: 190
Guarda Civil Municipal: 199
Disque 100

A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto a sociedade, proximidade e identificação com a causa. Esse símbolo surge durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de 2009. Porém, o que era para ser apenas uma campanha se tornou o símbolo da causa, a partir de 2010.

Histórico do dia 18 de maio

Neste dia, em 1973, uma menina capixaba de Vitória (ES), foi seqüestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, desfigurado por ácido. Os assassinos jamais foram punidos. O Movimento em Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes, após forte mobilização, conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, que instituiu a data 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento pelos direitos de crianças e adolescentes e na luta pelo fim da violência sexual.

faca-bonito-wp