Publicado em 17 de agosto de 2017

Alunos da EM Profª Ione Maria Marques de Itararé entrevistam diretor do Demutran

Atividade faz parte do Programa Educação Viária é Vital, da Fundação Mapfre

No total sete alunos uma mãe e duas professoras participaram do encontro

Os alunos do terceiro ano da EM Profª Ione Maria Marques Martins dos Santos da Vila Santa Terezinha em Itararé (SP) entrevistaram nesta quarta-feira (16) o diretor de trânsito do Demutran do município, Bruno Marcos da Silva.
A ação faz parte do  Programa Educação Viária é Vital. Na oportunidade, os estudantes realizaram diversas perguntas ao diretor referente ao tema ‘O trânsito em torno da minha escola’, tais como: como são estudadas as mudanças em relação ao trânsito de veículos, existe algum projeto para substituir os paralelepípedos da rua São Pedro, existe fiscalização para os proprietários manter as calçadas em bom estado, entre outras.
No total, sete alunos, uma mãe e duas professoras participaram do encontro.
Como parte do projeto, na próxima etapa, os educandos irão enviar um ofício pedindo a possibilidade do quarteirão da escola virar mão única para a segurança dos transeuntes do local, solicitar uma entrevista com o prefeito, Heliton do Valle e entregar panfletos a fim de conscientizar os motoristas que circulam em torno a escola.

Saiba mais – Como parte integrante dos projetos desenvolvidos pela Fundação Mapfre,o Programa Educação Viária é Vital promove ações relacionadas à segurança da população, com especial atenção à Segurança Viária. Trata-se de um Programa integrado às propostas curriculares das Escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, com atividades que se conectem a disciplinas e aulas de cada segmento. A ideia é que alunos e professores envolvam-se em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação e convivência nos espaços públicos utilizados pelos alunos – desde os ambientes compartilhados na própria escola até na cidade como um todo.  O Programa favorece, dessa maneira, a implementação de ações que visem à melhoria nas condições de circulação em vários níveis. A partir, portanto, do desenvolvimento desses projetos nas escolas, espera-se promover uma convivência mais harmoniosa nos espaços compartilhados, de modo a incentivar uma circulação mais segura, eficiente e, acima de tudo, mais humana.
O Programa Educação Viária é Vital trabalha de forma especial com o tema “Educação para o trânsito”, e busca incentivar a pesquisa e compreensão do trânsito, a partir da ótica das relações humanas no contexto da circulação pelos espaços públicos.

Como são estudadas as mudanças em relação ao trânsito de veículos foi uma das perguntas feitas a Bruno