Publicado em 21 de maio de 2015

10ª Tropeada Itararé à Sorocaba partiu quarta-feira

Publicado por Imprensa em: 21 de maio de 2015 às 15:16

Na noite de terça-feira (19) na sede da Associação Tropeira de Itararé os tropeiros, que participarão da 10ª edição da Tropeada Itararé à Sorocaba, foram recepcionados com um jantar caipira acompanhado de apresentação musical de Leticia da Viola e show de dança com o grupo Unidos do Fandango .

Na ocasião estiveram presentes os representantes do Poder Público de Itararé, Sorocaba, Bom Sucesso de Itararé, Piedade, e representantes das comitivas tropeiras regionais e nacionais.

Na manhã de quarta-feira (20) os tropeiros partiram rumo ao trajeto de 444 quilômetros, que serão percorridos em 11 dias, passando pelas cidades de Itararé, Itaberá, Itapeva, Taquarivaí, Buri, Itapetininga, Alambari, Capela do Alto, Tatuí, Boituva, Iperó, Araçoiaba da Serra e Sorocaba.

No dia 31 os tropeiros e muladeiros, charreteiros e cavaleiros se encontrarão para participar do Desfile de Encerramento da 48ª Semana do Tropeiro de Sorocaba.
A Tropeada resgata a tradição secular do trecho paulista da Rota Tropeira Viamão/RS à Sorocaba/SP e faz parte de uma série de ações que a Prefeitura realiza para promover o Turismo Rural, modalidade que tem crescido muito no Brasil.

Segundo o Coordenador de Turismo Edilson Moraes, “a realização do evento da Tropeada foi um intercâmbio e possibilitou a aproximação do Turismo de Itararé ao turismo de outras cidades e também da Secretaria Estadual. A repercussão positiva do evento se fez pelas redes sociais, sites, imprensa local e regional, e teve cobertura do Programa Nosso Campo da afiliada da Rede Globo TV TEM .

O evento é organizado pela Associação Intermunicipal Caminho Paulista das Tropas, em parceria com as Prefeituras da região, além de Centros de Tradições Tropeiras, Centros de Tradições Gaúchas e Muladeiros em geral.

Ministério do Turismo

O meio rural pode ser bem aproveitado para o turismo. Não só as propriedades, como também os atrativos e produtos existentes no campo podem ser uma opção para os turistas e uma oportunidade para os nele vivem:

– bebidas e alimentos in natura – cereais, peixes, frutas, legumes, verduras orgânicas – ou processados – vinho, doce, mel, aguardente, pão, embutidos;
– artesanato e outros produtos associados ao turismo;
– criação de animais;
– atividades equestres e de pesca;
– atividades de ecoturismo, esportes de aventura, caminhadas;
– atividades pedagógicas no ambiente rural;
– manifestações folclóricas, música, dança, tradições religiosas;
– gastronomia, saberes e fazeres locais;
– atividades recreativas no meio rural;
– visitação a fazendas, casas de cultura e ao patrimônio.

Mais informações e fotos:

Facebook: Turismo Itararé
www.itarare.sp.gov.br