Prefeitura de Itararé

Publicado em 9 de maio de 2018


ReciCRAS: promovido pela Prefeitura de Itararé (SP), projeto capacita população para reaproveitar material reciclável

Curso é ministrado nos CRAS do município desde o final de 2017

O material utilizado foi obtido através de parcerias com cooperativas de reciclagem e Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária

O que você faz com um pneu usado, garrafa PET e caixinha de leite vazia? Para muita gente, o único destino viável desses itens é a usina de reciclagem e, essa ideia, não está totalmente equivocada. O projeto ReciCRAS, no entanto, prova que o descarte não é o único fim adequado para esses materiais.

Desenvolvido pela Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, o projeto ReciCRAS é um curso de reaproveitamento de materiais ministrado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município desde o final de 2017.

De acordo com a secretária da Pasta, Luciana Perucio, o projeto surgiu devido ao forte envolvimento do prefeito Heliton do Valle com as questões ambientais e seu empenho em certificar o município de Itararé com Selo Município Verde/Azul. “Com esse incentivo, tivemos a ideia de montar as oficinas para reaproveitar o material reciclável nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, inicialmente com os idosos e mulheres que frequentam os dois CRAS e, agora, com grupos de adolescentes”, explica.

Durante a primeira oficina do projeto, voltada ao reaproveitamento de garrafas PET, foram confeccionados alguns dos enfeites natalinos para a decoração da praça São Pedro. “Na segunda oficina, realizada com o tema ‘Reaproveitamento de Caixas de Leite’, foram feitas bolsas e, na terceira, foram reutilizados pneus para a confecção de cadeiras, floreiras e pufs. O material utilizado foi obtido através de parcerias com cooperativas de reciclagem e Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária”, enfatiza a secretária.

Segundo ela, os cursos são destinados aos usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos CRAS, sejam as mulheres, idosos ou adolescentes. “Como trata-se da Política de Assistência Social damos prioridade ao público desta política”, explica. “Ações como essa são importantes visto que promovem o empoderamento destas pessoas, de forma a oportunizar novos aprendizados e ampliar conhecimentos, trabalhando questões que envolvem o meio ambiente, desenvolvendo hábitos de reciclagem e fortalecimento dos vínculos comunitários e familiares”, expõe.

Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria Municipal de Assistência Social, à rua São Pedro, 420, Vila Osório, ou através dos telefones (15) 3532-2271 e 3532-4363.

Na segunda oficina, realizada com o tema Reaproveitamento de Caixas de Leite, foram feitas bolsas

Foram reutilizados pneus para a confecção de cadeiras, floreiras e pufs

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados