Prefeitura de Itararé

Publicado em 2 de março de 2018


Prefeitura de Itararé (SP) e CDHU sorteiam 262 casas populares

Famílias beneficiadas terão prazo de 25 anos para financiamento

“Estou muito feliz em participar deste momento. Deus me conceda a graça de realizar outros como este na cidade

A Prefeitura de Itararé (SP) e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) sortearam nesta sexta-feira (02) 262 casas populares do programa Morar bem, Viver melhor. O evento, que selecionou os beneficiados para as moradias no Conjunto Habitacional Itararé E, aconteceu no Estádio Vergínio Holtz.

Os portões do estádio foram abertos às 9h30. Para concorrer efetivamente, os inscritos deveriam depositar sua ficha em uma das quatro urnas disponibilizadas, divididas em diferentes cores de acordo com padrão estabelecido pela CDHU. Os idosos receberam senhas brancas, os indivíduos sozinhos (solteiros) amarelas, as famílias com rendas de um a dois salários mínimos senhas azuis e, por fim, as verdes para famílias com renda de dois a 10 salários mínimos.

Antes do início do sorteio, os participantes foram informados acerca dos critérios exigidos para concorrer. De acordo com eles, ficarão impedidos de receber o benefício os sorteados que já tenham sido contemplados por algum programa habitacional do governo, que já possuam residência própria, mesmo que não em seu nome e aqueles que tiverem algum impedimento jurídico.

Ezenildo Vieira Lima, 74, conseguiu comprar sua casa própria depois de fazer a inscrição para o programa e decidiu assinar um termo de desistência. “Estou querendo dar um exemplo para quem estiver na mesma situação fazer a mesma coisa. Não ser egoísta. Eu já tenho minha casa, graças a Deus. Desejo boa sorte a todos que estão concorrendo a casa”, contou.

O início do sorteio deu-se às 11h. Além dos titulares, foi feita também a seleção dos suplentes, aquele que assume o benefício em caso de situação irregular de algum dos contemplados.

Antonieta da Silva conta que concorreu em todos os sorteios já feitos no município. Desta vez, porém, a senhora de 68 anos conseguiu ser contemplada. “Eu pedi para Deus, vim e Ele teve misericórdia. Eu morava de favor no fundo de uma casa. Agora é só a felicidade de ter meu cantinho”, relata emocionada.

Emocionado, o prefeito de Itararé, Heliton do Valle, esteve no evento junto aos deputados federais Guilherme Mussi e Rodrigo Garcia. “Estou muito feliz em participar deste momento. Deus me conceda a graça de realizar outros como este na cidade. Não sei se vou conseguir tão já, mas uma das metas de nossa gestão é termos o maior programa de moradia popular da história de Itararé”, destacou.

“Estamos trabalhando incansavelmente em prol de nossos objetivos, afinal, aqui o trabalho não para”, completou Heliton.

As famílias sorteadas serão convocadas para o processo de habilitação. Na ocasião, deverão comprovar que possuem os requisitos para participar do programa habitacional previstos no edital.   

A lista oficial com nome de todos os sorteados será divulgada pela CDHU no dia 12 de março.

De acordo com o presidente da CDHU, Nédio Rosselli, as casas serão entregues em duas datas. “A primeira fase termina no final de maio, devemos entregar no começo de junho. E as casas restantes devem ficar para o mês de novembro. A primeira fase tem 106 moradias. As demais ficam para o final do ano”, explicou.

Irregularidades – Em caso de denúncia, o cidadão poderá formalizar sua reivindicação na Coordenadoria de Habitação de Itararé, através do telefone (15) 3531-4051, a ouvidoria da Prefeitura, pelo link bit.ly/2FboDDu ou no site da CDHU.

Saiba mais – As inscrições para o sorteio foram realizadas em  2017. Ao todo, 2.500 famílias se cadastraram.

Das 262 moradias, 159 foram destinadas à população geral inscrita. As demais serão divididas entre pessoas que vivem em áreas de risco, pessoas com deficiência, idosos, policiais, agentes penitenciários e indivíduos sozinhos. Estas possuem o direito adquirido por lei, como consta no edital do programa, de concorrer duas vezes.

As residências terão entre dois e três dormitórios, de 43,5 m² e 55,49 m² de área construída, sala, cozinha e banheiro. O prazo de financiamento das moradias será de até 25 anos e as prestações receberão subsídio do governo do Estado, sendo calculadas de acordo com a renda familiar.

O residencial contará com infraestrutura completa, pavimentação, paisagismo, redes de água, esgoto e elétrica, sistema de drenagem e iluminação pública. O investimento na obra é de R$ 30,6 milhões.

Ezenildo Vieira Lima conseguiu comprar sua casa própria depois de fazer a inscrição para o programa e decidiu assinar um termo de desistência

Foram disponibilizadas quatro urnas divididas em diferentes cores

O prefeito Heliton do Valle esteve presente no evento, juntamente dos deputados federais Guilherme Mussi e Rodrigo Garcia

Ao todo, 2.500 famílias se cadastraram

Heliton foi recepcionado com muito carinho pela população

O prefeito de Itararé participou do sorteio das fichas

Para os contemplados, o benefício da casa própria é a realização de um sonho

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados