Prefeitura de Itararé

Publicado em 2 de outubro de 2014


Prefeitura abre “Outubro Rosa”

Mês é marcado por ações de conscientização sobre o câncer de mama

out rosa

A campanha de mobilização contra o câncer de mama e de colo de útero, “Outubro Rosa” foi aberta em Itararé, na tarde da sexta-feira, 3, com uma caminhada pela rua São Pedro.

Servidores municipais da secretaria de saúde participaram do movimento com objetivo de promover a importância da prevenção, dando destaque para o tema “Cuidar da saúde é um gesto de amor à vida”.

A informação é fundamental para o diagnóstico precoce e enfrentamento do câncer, que mata milhões de mulheres no mundo todo, por isso durante o mês de outubro todos os Postos de Saúde de Itararé realizarão Mutirões de coleta do exame de papanicolau e orientações, durante os finais de semana.

O Outubro Rosa é um movimento internacional voltado à conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de Mama.

Mulheres com idade entre 40 e 49 anos devem realizar o exame clínico das mamas anualmente, com profissional de saúde capacitado (médico ou enfermeiro) nas Unidades Básicas de Saúde, caso seja diagnosticada alguma alteração suspeita o profissional solicitará uma mamografia para confirmação diagnóstica. Já as mulheres entre 50 e 69 anos, é recomendada a realização de mamografias de rastreamento a cada 2 anos.

O exame de papanicolau tem o objetivo de detectar câncer de colo do útero e anormalidades causadas pelo HPV, deve ser realizado anualmente, nas Unidades Básicas de Saúde, por todas as mulheres a partir de 25 anos que já iniciaram a vida sexual.

Confira a data do Mutirão de Exames e procure o seu posto de saúde. Participe e previna-se!

ESF Vila Santa Terezinha: dia 26/10/2014
ESF Vila Tonico Adolfo: dia 19/10/2014
ESF Jardim Pauliceia: dia 04/10/2014
ESF Jardim Alvorada: dia 28/10/2014
ESF Bairro Velho: dia 18/10/2014
Saúde da Mulher: dia 26/10/2014
ESF Vila Novo Horizonte: dia 11/10/2014
UBS Vila Osório 19/10/14

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados